Clinica de reabilitação de dependente químico
Casa de Recuperação de Dependentes Químicos:
 
Internação para dependentes químicos: Atualizado em 04/02/2021.
 

O estresse faz parte da vida cotidiana de muitas pessoas. Às vezes, podemos aprender a afastar o estresse e focar no que precisa ser realizado. Outras vezes, não melhora. É quando o abuso de álcool começa. A dependência de álcool e o alcoolismo podem ocorrer neste ponto, colocando você em risco de muitas outras complicações de saúde. No Grupo Inter Clinicas, fornecemos as ferramentas de que você precisa para superar seu vício e começar a reconstruir. Primeiro, você precisa entender o que aconteceu.

Como o alcoolismo e o estresse estão relacionados

Imagine uma situação simples. Quando uma pessoa vai trabalhar, ela pode enfrentar o estresse constante de seu empregador, temer perder o emprego ou não cuidar de sua família. Esse estresse aumenta tanto que é difícil evitar. Depois do trabalho, uma bebida parece aliviar a dor antes do dia seguinte. No entanto, o abuso de álcool pode ocorrer mesmo com algumas bebidas após o trabalho todos os dias.

Como um estresse como esse pode levar ao abuso e à dependência do álcool? Isso pode acontecer facilmente. Aqui estão três maneiras pelas quais isso pode acontecer.

3 maneiras pelas quais o estresse leva ao alcoolismo

1. O ÁLCOOL AJUDA A ALIVIAR A ANSIEDADE

Como um depressor natural, o álcool pode ajudar a interromper as pressas e a ansiedade que você pode sentir. Para alguém que acumulou muita ansiedade, especialmente devido a fatores que não consegue controlar, o uso de álcool pode parecer ajudar. Uma pessoa pode se envolver em abuso de álcool porque essa ansiedade não está realmente melhorando, mas apenas sendo empurrada para o lado.

2. O ABUSO DE ÁLCOOL OCORRE QUANDO UMA PESSOA ENFRENTA DEPRESSÃO

O estresse pode criar depressão. Em situações em que uma pessoa enfrenta a perda de um ente querido ou uma mudança significativa em sua vida, pode ser difícil administrar esses sentimentos. Embora o álcool não ajude você a se sentir melhor, pode ajudar a abafar seus pensamentos e sentimentos. Isso pode fazer você se sentir insensível ao que está enfrentando, o que pode facilmente levar ao abuso de álcool.

3. O ÁLCOOL PODE AJUDÁ-LO A ESQUECER O TRAUMA

Traumas passados ​​de qualquer experiência criam estresse em sua vida. Você pode ter sofrido abusos há anos ou pode ter sentido um medo, uma dor ou uma tristeza avassaladoras que criaram uma mudança em sua saúde mental. Isso leva você ao abuso de álcool porque, embora não o ajude a se sentir melhor, pode mascarar a dor que você sente.

Alcoolismo e estresse estão relacionados por vários motivos. Às vezes, o estresse do dia a dia sem a quebra de algo positivo é o motivo desse abuso de álcool. Outras vezes, você pode estar apenas isolado, sozinho e procurando algo para relaxar sua mente. A dependência do álcool ocorre rapidamente, o que geralmente leva a inúmeras complicações de saúde.

Obter ajuda para o alcoolismo é uma opção

Se você é dependente de álcool ou está superando o estresse usando o abuso de álcool, pode ser hora de mudar. Nossa equipe nos Centros de Recuperação Amatus pode fornecer as ferramentas de que você precisa para a recuperação. Quando você entrar em contato conosco, responderemos às suas perguntas e forneceremos opções de tratamento que podem ajudá-lo, incluindo:

  • Desintoxicação de drogas e álcool
  • Tratamento residencial de dependência
  • Programas de hospitalização parcial
  • Programa ambulatorial intensivo
  • Programas de tratamento ambulatorial
  • Serviços de habitação comunitária

 

Quando você fica sóbrio, o futuro pode parecer opressor. Eu queria avançar o tempo, para que pudesse chegar à parte em que imaginava que a sobriedade seria natural. Mas também não poderia imaginar para sempre sem álcool ou drogas.

Estou sóbrio há quase cinco anos e meio. Mas a primeira vez que tentei sobriedade total, foi por dois meses e meio; seis anos se passaram antes que eu ficasse sóbrio pelo que espero ser a última vez. Eu não estava pronto da primeira vez - mas acho que minha atitude influenciou o fato de que a sobriedade não pegou.

Naquela época, eu via a sobriedade como uma sentença de prisão perpétua que se estendia infinitamente à minha frente. A ideia de que eu nunca mais “conseguiria” usar substâncias novamente parecia um castigo horrível.

Desta vez, estava impaciente para me sentir “normal” e ainda não conseguia imaginar uma vida inteira sem substâncias, mas investi no meu crescimento diário. Cada dia de recuperação parecia emocionante para mim; foi uma grande diferença que me ajudou a querer fazer de novo no dia seguinte.

Como a frase “Um dia de cada vez” ajuda na recuperação do vício?

A frase “um dia de cada vez” é útil para as pessoas em recuperação porque evita que fiquemos sobrecarregados com o futuro. Você não precisa se preocupar em como ficará sóbrio em um mês, um ano, cinco anos; você apenas tem que ficar sóbrio hoje.

No início da recuperação, “um dia de cada vez” pode ajudá-lo a se concentrar nas consequências da adicção ativa, passo a passo. Freqüentemente, quando ficamos sóbrios - além de lidar com a grande mudança - temos que cuidar de coisas que podem ter sido danificadas ou negligenciadas enquanto estávamos bebendo ou usando. Isso pode significar consertar relacionamentos , colocar as finanças em ordem ou qualquer outra coisa.

Essas tarefas não podem ser realizadas durante a noite; você os fará no seu próprio tempo, uma coisa de cada vez, um dia de cada vez.  

O compromisso com um dia de cada vez também o mantém no presente, o que é excelente para sua recuperação - mas também para sua saúde mental em geral. É estar onde você está no momento, sem ruminar muito sobre seu futuro ou passado.

Nem sempre é fácil, mas aprender a estar presente melhorará sua qualidade de vida. Como qualquer outra coisa, você fica melhor com a prática . Compartilhamos dicas sobre como ficar presente neste blog .

Ao viver “um dia de cada vez”, você se compromete novamente com a recuperação a cada dia. A recuperação é um grande negócio; mesmo assim, a vida tende a atrapalhar e sua sobriedade pode ficar em segundo plano. Levar um dia de cada vez - independentemente de onde você esteja em sua recuperação - o lembra de continuar a priorizar sua sobriedade.