Clinica de reabilitação de dependente químico
Casa de Recuperação de Dependentes Químicos:
 
Internação para dependentes químicos: Atualizado em 04/02/2021.
 

Em situações de crise, o cérebro reage bombeando hormônios do estresse para o sangue. O objetivo é ajudar a fornecer as ferramentas de que você precisa para lutar contra a situação ou fugir dela. No entanto, no mundo de hoje, essa crise nem sempre é passageira. Pode durar e o estresse que você sente não melhora. Isso pode tornar muito difícil para você permanecer sóbrio se estiver em recuperação. Permanecer sóbrio, porém, é fundamental para sua capacidade geral de gerenciar o que está acontecendo. Quando você precisar de ajuda para se manter sóbrio, peça ajuda à nossa equipe nos Centros de Recuperação Grupo Inter Clinicas .

Por que é tão difícil ficar sóbrio?

Em uma situação como essa, você pode sentir o desejo irresistível de usar drogas e álcool para controlar o que está enfrentando naquele momento. Ficar sóbrio é difícil porque seu cérebro está procurando algo positivo e prazeroso. Ao mesmo tempo, esses hormônios do estresse estão se acumulando, tornando difícil para você se concentrar em qualquer outra coisa. Você pode sentir necessidade de usar drogas ou álcool para aliviar parte dessa pressão, mesmo que já esteja sob controle.

4 maneiras de ficar sóbrio durante uma crise

É possível permanecer sóbrio com um pouco de ajuda. Quando ocorrer uma crise, reserve um tempo para trabalhar o processo com estas dicas.

1. CONTROLE SUAS REAÇÕES

Perceba que você não pode controlar o que está acontecendo agora, mas pode controlar sua reação a isso. Em todas as situações, você permanece poderoso o suficiente para gerenciar seus resultados.

2. OBTENHA AJUDA

Procure ajuda imediatamente se estiver pensando em usar drogas ou álcool e tiver uma recaída. Esses primeiros sinais de alerta significam que é hora de encontrar seu terapeuta, mentor ou um centro de recuperação local para obter ajuda.

3. MUDE O QUE VOCÊ PODE

Concentre-se no que você pode fazer no momento para lidar com a crise. Por exemplo, você pode não ser capaz de resolver o problema, mas pode ser capaz de resolver alguns dos incêndios menores que estão queimando ao redor, reduzindo o impacto da crise.

4. CONHEÇA SEUS LIMITES

Às vezes, você não pode impedir que essas situações aconteçam. Você pode precisar sair e pedir ajuda para você mesmo.

É difícil superar situações de crise, mas recorrer ao álcool ou às drogas não o ajuda. Pode até piorar muito as coisas. Você precisa de um nível de cabeça e pensamentos claros para lidar com o que realmente está acontecendo. Se você se voltar para as drogas ou o álcool agora, o que isso trará para você? Ajuda a melhorar as situações de crise ou realmente torna as coisas muito piores?

Reconhecer a necessidade de ajuda para ficar sóbrio

Ficar sóbrio é seu objetivo. É disso que sua vida e saúde dependem. Quando uma crise está acontecendo ao seu redor, mesmo que não esteja acontecendo com você, é fundamental obter ajuda. Nossa equipe nos Centros de Recuperação Amatus está aqui para apoiá-lo neste processo. Você só precisa entrar em contato conosco e nos contar o que está acontecendo. Podemos oferecer o tipo e o nível de terapia de que você precisa para começar a trabalhar com as emoções e os desafios que está enfrentando.

Podemos ajudá-lo com programas como:

  • Desintoxicação de drogas e álcool
  • Tratamento residencial de dependência
  • Programas de hospitalização parcial
  • Programa ambulatorial intensivo
  • Programas de tratamento ambulatorial
  • Serviços de habitação comunitária

 

Ficar sóbrio é um grande negócio. Quando você está nos estágios iniciais de recuperação, pode ser difícil imaginar qualquer momento passado. Essa é uma maneira saudável de ser; é por isso que as pessoas no início da recuperação costumam ouvir um dia de cada vez. É importante estar presente e realmente vivenciar cada estágio da recuperação.

Ainda assim, quando eu estava no início da sobriedade, adoraria receber uma carta do meu futuro eu sobre a recuperação a longo prazo. Como isso não é possível, estou escrevendo isso para outras pessoas nos estágios iniciais.

É óbvio que depois de quase cinco anos e meio sóbrio, eu me sentiria uma pessoa diferente do que era durante a adicção ativa. Mas o que eu não teria adivinhado é como me sinto diferente de quem era, mesmo em meu primeiro ano de sobriedade.

Como a sobriedade de longo prazo difere da sobriedade de curto prazo?

Muito disso, como já escrevi neste blog, se resume à prática. A recuperação inicial está cheia de "primeiros". Você está aprendendo a navegar na vida cotidiana sem substâncias. Quanto mais tempo você gasta em recuperação, mais chances você tem de usar as habilidades de enfrentamento. 

A maneira como lidamos com os desafios influencia nossa vida. Sinto-me uma pessoa fundamentalmente diferente, em grande parte por causa da diferença em como lido com o estresse . Isso afeta todos os outros aspectos da minha vida; Não vivo com a ansiedade constante de algo dar errado. Sei que as coisas vão dar errado e que vou conseguir lidar com isso. Isso me livra da necessidade de controlar o resultado em situações que são incontroláveis.

 

No início da sobriedade, aprendemos que retirar as substâncias não significa que sabemos automaticamente como enfrentar os desafios ou emoções difíceis. Retirar o álcool ou as drogas é o primeiro passo, o que permite iniciar o trabalho. Você notará crescimento em cada etapa do caminho; Tenho certeza de que daqui a cinco anos também me sentirei uma pessoa diferente do que sou hoje.

Um estudo na revista Drugs: Education, Prevention, and Policy examina a diferença nos resultados para pessoas em três estágios de recuperação: precoce (menos de um ano), sustentado (1-5 anos) e estável (mais de cinco anos) .

De acordo com os autores do estudo, “participantes em estágios avançados de recuperação têm menor chance de ter problemas de moradia, estar envolvidos no crime ... e maior chance de ter trabalho ou educação , quando comparados aos participantes em estágio inicial de recuperação. Este estudo fornece mais suporte empírico para definir a recuperação da dependência de drogas como um processo gradual e de longo prazo que está associado a vários domínios da vida além da abstinência. ”

A permanência mais longa do tratamento está associada a melhores resultados; o Instituto Nacional de Abuso de Drogas recomenda pelo menos três meses e observa que quanto mais tempo, melhor. Isso dá tempo para desenvolver habilidades de enfrentamento e distanciar-se de substâncias para o seu cérebro curar. O vício muda o cérebro .

O estudo também deixa ainda mais claro o quão importante é continuar a fazer o trabalho de recuperação.