logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

profissionais.jpg

 

De acordo com a Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA), uma em cada quatro crianças nos EUA sofre abuso de álcool ou dependência de drogas em sua família. Para crianças e adolescentes, viver com um pai viciado em álcool ou drogas pode ser uma experiência caótica, assustadora e solitária. Essas crianças não apenas enfrentam o estresse e o sofrimento do uso de drogas ou de seus pais em suas vidas diárias, como também correm um risco maior de desenvolver, eventualmente, abuso de álcool ou outras drogas e problemas de saúde mental.

 

O inovador Programa Infantil Hazelden Betty Ford foi desenvolvido para jovens de 7 a 12 anos que foram afetados por alcoolismo ou abuso de drogas na família. Por meio de atividades, histórias e compartilhamento liderados por uma equipe de aconselhamento treinada, as crianças aprendem a identificar e expressar seus sentimentos, desenvolver habilidades de enfrentamento e autocuidado, aprofundar a comunicação com seus pais ou responsáveis ​​e reconhecer que não estão sozinhos ao enfrentar os desafios de crescer com um membro da família viciado. Igualmente importante, o programa oferece a oportunidade para as crianças brincarem, desfrutarem de atividades recreativas, desestressarem e serem elas mesmas.

Um programa de apoio a filhos de viciados: aprendendo a se manter saudável e seguro

As crianças que crescem em uma família com dependência ativa nem sempre conseguem se sentir seguras e protegidas em casa. Em vez disso, ter um pai viciado em drogas ou alcoólatra geralmente significa que a vida em casa é cheia de comportamentos imprevisíveis, conflitos e promessas quebradas.

Desde a sua criação, em 1983, no Betty Ford Center, o Programa Infantil ajudou milhares de crianças e famílias. Por meio de atividades apropriadas à idade, nosso programa de vários dias ensina às crianças o que significa ser viciado e como o alcoolismo e o abuso de drogas afetam as famílias. As crianças falam abertamente sobre suas experiências em um ambiente seguro e favorável e são incentivadas a expressar seus medos, sentimentos e preocupações. O programa foi desenvolvido para ajudar as crianças a perceber:

  • O vício é uma doença (um viciado ou alcoólatra é uma pessoa doente, não uma pessoa má)
  • O vício não é culpa ou responsabilidade deles
  • Eles não estão sozinhos (outras crianças estão lutando com os mesmos problemas)
  • Existem maneiras saudáveis ​​de lidar com a dor e as dificuldades causadas pelo abuso de substâncias dos pais

 

 

Visão geral do programa infantil

O que acontece no programa infantil?

O Programa Infantil combina aprendizado, brincadeira e crescimento. Com o cuidado e a orientação de conselheiros altamente treinados, as crianças se conhecem através de atividades divertidas em grupo. As crianças também têm o poder de se expressar de várias maneiras, incluindo escrever e desenhar.

As sessões para pequenos grupos incluem:

  • Exercícios de dramatização
  • Jogos
  • Obra de arte
  • Atividades recreativas

Os pais / responsáveis ​​acompanham seus filhos durante uma parte do programa para trabalhar:

  • Abrindo as linhas de comunicação
  • Compartilhando sentimentos e preocupações um com o outro
  • Curando a dor em seus relacionamentos

Por que é importante que crianças com pais viciados participem?

Aprender que o alcoolismo ou abuso de substâncias de seus pais não é sua culpa é muito poderoso para uma criança. Permite que a criança seja criança novamente. A pesquisa mostra um componente genético do vício, de modo que crianças de famílias dependentes de álcool e outras drogas correm um risco maior de desenvolver um problema com a bebida ou outro vício em drogas. Equipar os jovens com habilidades de vida saudáveis ​​é uma forma eficaz de prevenção.

Como o programa ajuda uma família a aprofundar sua cura?

Através de obras de arte, histórias e cartas para "Addiction", as crianças compartilham com os pais como tem sido para eles voltarem para casa com um alcoólatra ou viciado em drogas todos os dias. Esta é uma experiência muito emocionante para crianças e pais. Os pais ouvem sem interromper e, posteriormente, no programa, têm a oportunidade de responder. Para a maioria dos pais, essa resposta envolve pedir perdão e informar aos filhos o quanto eles os amam. No último dia, o programa se concentra em como a família avançará na recuperação.

O que posso dizer aos pais para incentivar sua participação?

Os adultos que cresceram em uma família viciada ou com um pai alcoólatra podem dar a seus filhos o presente que nunca receberam quando crianças - a oportunidade de curar-se da dor e do caos causados ​​pelo abuso de álcool ou pelo abuso de drogas por parte dos pais. Os pais também têm a oportunidade de alterar o ciclo de abuso de substâncias em sua família.

O que acontece na conclusão do programa?

As crianças "se formam" com seu próprio plano de autocuidado para lidar e permanecer em segurança nos momentos difíceis à frente. A equipe de aconselhamento se reúne com cada família para discutir recomendações e encaminhamentos de cuidados contínuos. Durante o último dia do programa, cada família descreve os passos que planeja tomar para a saúde individual e coletiva da família.

Com que frequência o Programa Infantil acontece?

O programa ocorre uma ou duas vezes por mês em nossas unidades em Rancho Mirage, Califórnia, Aurora, Colorado e Center City, Minnesota.

Quanto custa o programa?

Se uma família tiver os recursos, a taxa do programa é de US $ 625 por criança, o que também cobre a participação dos pais. Está disponível assistência financeira. Nenhuma criança será afastada devido à incapacidade de pagar. O custo real por filho para executar o programa é muito maior. A diferença de custo é compensada por doações generosas.

A sobriedade é um pré-requisito para a participação no programa?

Os adultos que participam do Programa Infantil devem ficar sóbrios por um período mínimo de 30 dias ou estar atualmente matriculados em um programa de tratamento de dependência de álcool ou drogas. Todos os participantes devem permanecer livres de substâncias químicas que alterem o humor durante o programa.

O que meu filho deve trazer para o programa?

  • As crianças devem se vestir de maneira casual e confortável, pois estarão praticando atividades práticas o dia todo
  • Almoço e lanches são fornecidos todos os dias do programa
  • As crianças devem trazer maiô e toalha

Saiba mais sobre o Programa Infantil e como as crianças estão aprendendo maneiras saudáveis ​​de lidar.

 

 

Saiba mais e ouça a equipe e os participantes do programa nesses vídeos do Programa para Crianças .

Pesquisa comprova a eficácia do programa

Uma avaliação abrangente do Programa para Crianças, conduzida pelo Instituto de Pesquisa em Tratamento sem fins lucrativos, encontrou evidências convincentes do impacto positivo nas crianças. * Conforme resumido no estudo, as crianças que participaram do programa obtiveram uma visão precisa da natureza complexa e crônica do alcoolismo e outra toxicodependência. As seguintes declarações de crianças foram citadas no relatório:

  • "Aprendi por que as pessoas recaem e que não é culpa delas".
  • "Esse vício pode levá-lo muito rapidamente."
  • "Não fique preso pelo vício."
  • "O vício é realmente difícil de se livrar, mas você pode obter ajuda".

As crianças também aprenderam que os problemas familiares que estavam enfrentando não eram culpa deles ou de sua responsabilidade. O relatório cita uma criança que expressou alívio ao saber "como não foi culpa dela quando seu pai bebeu e ficou bravo com ela". Outro disse: "Meu trabalho é ser criança".

Os pais descrevem a experiência de sua família no programa como "transformadora" para seus filhos e para si mesmos.

"Os pais são muito gratos por ver as mudanças em seus filhos", explica uma conselheira do Programa Infantil Hazelden Betty Ford. "Eles falam sobre um peso sendo levantado ou um brilho voltando - seus filhos estão rindo e rindo de novo. Eles não estão mais carregando o peso do mundo em seus ombros".

O estudo do Treatment Research Institute relata reduções nos problemas comportamentais e emocionais entre as crianças que participaram do programa.

 

Estenda a mão com cuidado e apoio

Você pode ajudar as crianças a encontrar a cura e a esperança do sofrimento do vício. Nenhuma criança é afastada devido à incapacidade de pagar. Considere hoje uma  doação  para que o Programa das Crianças possa estar lá de braços abertos para a próxima criança que precisar de nossa ajuda.

Rompendo o legado do vício: uma avaliação do programa infantil Betty Ford , Instituto de Pesquisa de Tratamento, maio de 2014; Amelia Arria, PhD, Amy Mericle, PhD