Casa de reabilitação feminina em Mongaguá.

 

https://grupointerclinicas.com.br/casa-de-recuperacao-feminina-em-mongagua

Grupo Inter Clinicas - Publicado em 18/08/2021.

 

Equine Assisted Psychotherapy (EAP), ou terapia eqüina, é uma terapia complementar que usa a interação com cavalos como uma forma de explorar os padrões de comportamento de um paciente em um ambiente individual ou de grupo.

 

De acordo com a Equine Assisted Growth and Learning Association (EAGALA) , que é uma autoridade líder para profissionais de EAP, este tipo de terapia é usado para tratar "questões comportamentais, transtorno de déficit de atenção, PTSD, abuso de substâncias, transtornos alimentares, depressão, ansiedade, problemas de relacionamento e necessidades de comunicação. ”

 

Terapia equina para tratar o vícioA Psicoterapia Assistida por Equinos é uma forma prática de psicoterapia na qual os participantes trabalham com cavalos para realizar várias pequenas tarefas. É uma abordagem de equipe - “um esforço colaborativo entre um terapeuta licenciado e um profissional de cavalos trabalhando com os clientes e cavalos para atingir os objetivos do tratamento”.

 

Uma das vantagens da Psicoterapia Assistida por Eqüinos é que mesmo as pessoas que têm medo de cavalos ou nunca montaram podem participar: um dos princípios da EAP é que nenhuma equitação real está envolvida. Exercícios simples como colocar freio e sela no cavalo são usados ​​para encorajar os participantes a aplicar e desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação não verbal, assertividade e resolução de problemas.

 

Existem muitos benefícios reconhecidos da terapia eqüina, incluindo maior autoconsciência, melhores habilidades sociais, maior confiança, resposta sem reação e controle da raiva.

 

Um estudo recente da Universidade de Rostock, na Alemanha, mostra que as interações entre humanos e animais aumentam os níveis de oxitocina, também conhecida como “hormônio de ligação”. Isso, por sua vez, desencadeia um aumento na confiança em relação aos outros, aumenta a empatia e o aprendizado, diminui o medo e a ansiedade e melhora o controle da dor. Isso é de particular relevância para dependentes de substâncias, cuja autoconfiança, habilidades de interação social e redes de apoio foram afetadas negativamente por seu vício. A confiança pode ser recuperada lentamente por meio da terapia eqüina.

 

Equoterapia e tratamento anti-dependênciaGraças a seus instintos animais avançados, os cavalos podem ler facilmente intenções e sentimentos. De acordo com a EAGALA , os cavalos tornam-se “metáforas em experiências específicas baseadas no solo”, o que significa que os cavalos podem espelhar as relações humanas, ajudando os pacientes a detectar padrões não saudáveis ​​em suas próprias interações interpessoais.

 

“Os cavalos ajudam os pacientes a refletir sobre como seu comportamento impacta o mundo exterior. Eles podem comparar com o que está acontecendo com eles na vida real e tentar enfrentar alguns de seus problemas ”, explica Guy Heath, especialista treinado em EAGALA da Castle Craig.

 

As experiências do paciente durante as sessões de EAP são examinadas junto com o terapeuta. De acordo com a EAGALA, a equoterapia é baseada na ideia de que as pessoas “têm as melhores soluções para si mesmas quando têm a oportunidade de descobri-las”. E é a oportunidade que a equoterapia oferece aos pacientes de identificar sentimentos, reações e comportamentos pessoais por si próprios, sem receber instruções rígidas, que é mais benéfica. Cada paciente sai de uma sessão tendo descoberto algo completamente diferente sobre si mesmo, ou aprendido coisas inesperadas sobre os outros. ( Leia a história da experiência pessoal de um funcionário da Castle Craig com a equoterapia .)

 

Guy Heath explica que os cavalos não julgam e que isso pode desempenhar um papel importante no tratamento do vício: “Os cavalos são criaturas sociais naturalmente curiosas que não se preocupam com o ego, aparência ou qualificação. Eles não pensam para trás e fornecem aceitação incondicional, um fator importante no processo de cura. ”

 

Apesar do grande número de ensaios e pesquisas já realizados, o debate em torno da eficácia da terapia eqüina além das melhorias de curto prazo na comunicação e liberação de ansiedade ainda está em andamento

 

No entanto, os próprios relatos dos pacientes sobre suas experiências com esse tipo de terapia e o que aprenderam sobre si mesmos como resultado do trabalho próximo com animais provam que a terapia eqüina pode fornecer efeitos benéficos notáveis ​​e é um complemento bem-vindo às terapias mais tradicionais. “Sinto-me visivelmente mais calmo”, diz um de nossos ex-pacientes, “menos distanciado e capaz de interagir melhor com as pessoas, pois meu nível de paciência melhorou dramaticamente. Minha depressão também diminuiu. ”

 

Leia mais depoimentos de pacientes e descubra como usamos a terapia eqüina como parte de nosso programa de recuperação de vícios.