logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

caneta.jpg
Casa de Recuperação de Alcoolismo no Guarujá SP: Grupo Inter Clinicas.
 

Alcoolismo e Habilidades Sociais.

 

Transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas.

 

Diversas pesquisas científicas ao longo dos anos têm mostrado a relação entre transtornos mentais e uso abusivo de álcool ou drogas. Em trabalhos relacionados à esquizofrenia e transtorno bipolar, por exemplo, quase metade dos pacientes que apresentaram estes problemas aparentemente usava álcool e/ou drogas de forma excessiva ou até mesmo sofria com a dependência.

 

No entanto, existem ainda muitos debates sobre o que vem primeiro. Afinal, foram os transtornos mentais que impulsionaram o uso das substâncias ou o uso das substâncias que impulsionou os transtornos mentais?

 

É possível recorrer a diversas teorias científicas que analisam os casos, mas duas chamam atenção. A primeira afirma que os usuários teriam uma pré-disposição para transtornos mentais, ou seja, as drogas apenas ajudariam a desencadear ou agravar os sintomas desses transtornos.

A segunda teoria seria de que essa relação ocorre porque a pessoa já apresenta algum transtorno mental e usa o álcool ou as drogas para aliviar sintomas como ansiedade, pânico, depressão, entre outros.

 

Isso porque a sensação que essas substâncias proporcionam - de forma temporária - deixa a mente mais lenta e em um estado alterado que pode parecer benéfico, mas na realidade só piorará os sintomas no futuro.

 

Além de prejudicar a saúde física (podendo causar vários tipos de câncer, inclusive), as substâncias viciantes também deterioram as células do cérebro e geram ainda mais problemas neurológicos e mentais.

 

Sendo assim, é importante procurar ajuda o mais rápido possível. De preferência em uma boa clínica de recuperação, como o Grupo Inter Clinicas, que possui profissionais da saúde prontos para lidar com os transtornos mentais agravados pelo uso das drogas ou do álcool.

Quer saber quais são os transtornos mentais mais comuns relacionados ao uso de drogas e álcool? Não deixe de ler!

 

Quais são os transtornos mentais mais relacionados ao uso de álcool e drogas?

Entenda melhor a seguir quais são os transtornos mentais mais comuns em  quem faz uso de substâncias químicas e alcoólicas:

 

  • Esquizofrenia: é caracterizada por surtos que fazem com que a pessoa substitua o mundo real por alucinações e delírios. Cerca de 2 milhões de indivíduos são esquizofrênicos no Brasil.
  • Transtorno bipolar: afeta por volta de 4% das pessoas na idade adulta. Para se ter uma ideia, o número de brasileiros com diagnóstico de transtorno bipolar pode passar de 6 milhões! É um distúrbio que se caracteriza por duas fases de humor bem distintas que se alternam: a depressiva e a maníaca.
  • Depressão e ansiedade: são os mais comuns. Fazem as pessoas se sentirem sobrecarregadas por emoções negativas e pensamentos destrutivos.