logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

profissionais.jpg

Casa de Recuperação de Alcoolismo no Jd Helena:

 

O alcoolismo é entendido como um conjunto de distúrbios físicos e transtornos mentais devido ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Tanto o comportamento do beber quanto os problemas associados a ele são determinados por diversos fatores individuais e ambientais (Edwards, Marshall & Cook, 1999). Por outro lado, esse transtorno acarreta prejuízos, tanto ao indivíduo quanto ao meio social do qual ele faz parte. Não por acaso, o consumo abusivo de álcool, entre outras substâncias psicoativas, tem sido considerado um problema de saúde pública em escala global (Ramos & Bertelote, 1997).

Os comportamentos aditivos são padrões de hábitos seguidos por alguma forma de gratificação imediata. Em muitos casos, esses comportamentos são realizados em situações estressantes como, por exemplo, beber na expectativa de reduzir a ansiedade social. Tais comportamentos são mecanismos de enfrentamento mal adaptativos e são, muitas vezes, influenciados pelas expectativas e pela antecipação dos efeitos do uso do álcool pelo indivíduo (Marlatt & Gordon, 1993).

 

Tendo em vista a influência das habilidades sociais para o desenvolvimento saudável do indivíduo e a ocorrência de problemas relacionados ao álcool devido ao déficit em habilidades sociais, o presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais em alcoolistas. Entre os objetivos específicos, destacou-se a possibilidade de investigar se esses indivíduos com déficit nas habilidades sociais possuiriam expectativas de efeitos positivos do álcool (efeitos globais positivos e facilitadores das interações sociais). Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para um melhor entendimento desses processos, e que os resultados possam ser sugestivos na indicação do treinamento das habilidades sociais como coadjuvante no tratamento do alcoolismo, bem como em um possível trabalho de prevenção à dependência do álcool.