Junto com a limpeza do corpo e da mente, um programa de centro de desintoxicação de narcóticos torna a abstinência mais confortável e segura. Os sintomas de abstinência são uma resposta natural à interrupção repentina do uso de drogas pelo corpo. Só porque é natural, porém, não significa que seja seguro ou confortável de suportar.

Ao iniciar o tratamento anti-narcótico, a maioria das pessoas começa a sentir os sintomas em 12 a 36 horas. O momento em que os efeitos começam depende dos tipos de narcóticos usados. Por exemplo, a abstinência de heroína se manifesta mais rapidamente do que a abstinência de metadona. Na maioria dos casos, os sintomas atingem o pico de intensidade 36 a 72 horas após a última dose.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem ansiedade, depressão, cólicas abdominais, ânsias e dores musculares. Náuseas, diarreia e vômitos também são prováveis, juntamente com confusão, respiração rápida, falta de apetite e suor.

O desconforto dos sintomas de abstinência de narcóticos é suficiente para fazer as pessoas quererem usar novamente para obter alívio. No entanto, um programa de centro de desintoxicação de narcóticos pode fornecer medicamentos e outros tratamentos para tornar a desintoxicação mais confortável. Também envolve o monitoramento de complicações que podem causar mais desconforto e condições de risco de vida.

Atualizado em 02/02/2021.

A desintoxicação de narcóticos em São Paulo também inclui terapias de desintoxicação para preparar as pessoas para o tratamento contínuo com drogas. A terapia individual, por exemplo, começa a abordar a causa do vício. Isso e o aconselhamento em grupo ensinam estratégias de enfrentamento e habilidades para a vida. A terapia familiar inclui parentes e amigos próximos no tratamento para que possam fornecer suporte contínuo.