Os opióides são drogas muito viciantes que alteram o equilíbrio da dopamina no cérebro. Dependência ou vício se desenvolve quando o cérebro não pode mais funcionar sem esse desequilíbrio. O cérebro também não produz a substância química por conta própria porque depende das drogas. A abstinência ocorre quando as pessoas param de tomar opioides e o corpo reage com uma série de sintomas.

O tempo que leva para os sintomas começarem depende dos medicamentos que você toma. Alguns analgésicos prescritos são opioides de ação curta, de modo que os sintomas podem aparecer horas após a última dose. Outros permanecem no corpo por mais tempo, então os sintomas podem começar um ou dois dias após sua última dose.

A retirada normalmente dura de sete a 10 dias, mas pode durar mais. Durante as primeiras horas a alguns dias, você pode sentir dores musculares, dificuldade para dormir, tremores, ansiedade ou desconforto. Os sintomas pioram nos próximos dias, antes de diminuir. Você pode ter cólicas estomacais, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, convulsões ou problemas cardíacos.

Esse processo também causa sintomas psicológicos de abstinência de opioides que podem durar de semanas a meses. Alguns desses sintomas incluem ansiedade, depressão, ataques de pânico e dificuldade para aprender, lembrar ou resolver problemas.

Atualizado em 02/02/2021.

As pessoas freqüentemente começam a usar opioides novamente quando não vão para a desintoxicação de opioides para ajudar com seus sintomas de abstinência. Os sintomas podem ser perigosos se causarem complicações. Os centros de desintoxicação oferecem ambientes seguros para as pessoas com dependência ou dependência de analgésicos pararem de usar. Você deve entrar em um centro de tratamento de dependência de opióides em São Paulo quando decidir parar.

Antes de você começar o processo de desintoxicação, o estabelecimento fará um exame para determinar a gravidade do seu problema com as drogas. Eles farão perguntas sobre sua saúde familiar e histórico de uso de drogas. É importante que você seja honesto e forneça informações completas. A equipe usará esses detalhes para criar um plano de tratamento personalizado que atenda às suas necessidades.

A desintoxicação de opióides mantém você o mais confortável possível enquanto seu corpo se ajusta aos níveis decrescentes de dopamina. Em um programa de desintoxicação médica, a equipe administra medicamentos para reduzir ou prevenir os sintomas. Em um programa de desintoxicação holística, a equipe usa técnicas alternativas, como massagem, acupuntura, ioga e exercícios. A desintoxicação holística só é ideal se o seu vício for leve e o risco de complicações for baixo.

Dentro dessas duas categorias de desintoxicação de opióides, há várias opções de programa. Os programas para pacientes internados e ambulatoriais são os mais comuns. A desintoxicação hospitalar exige que você permaneça na unidade para tratamento, o que é ideal se você tiver um vício grave. A desintoxicação ambulatorial dá a você a liberdade de visitar o estabelecimento para tratamento várias vezes por semana e voltar para casa após o tratamento.

Além disso, existem opções de desintoxicação de curto e longo prazo. Os programas de desintoxicação de longo prazo são os melhores para todos os vícios porque geralmente incluem terapia. Esses programas fazem mais do que apenas tratar os sintomas de abstinência. Eles o ajudam a aprender como prevenir a recaída e a transição para um programa de reabilitação para tratamento posterior.