logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

idoso.jpg
ALCOOLISMO:
O processo de tratamento do alcoolismo é demorado e necessário. Quando há a desconfiança de que um indivíduo está se tornando dependente do álcool, é de extrema importância começar a tratá-lo imediatamente.
Para as famílias que procuram um tratamento completo, buscar auxílio de profissionais é o mais indicado. Por isso uma das maiores procuras que tenho é para ajuda necessária do alcoólatra e sua família.

 

Como funciona o tratamento de alcoolismo?
Dependendo da situação emocional e física do alcoólatra, o tratamento é feito por meio de terapia, uso de medicação e também acompanhamento de outros profissionais conforme necessidade individual de cada paciente.
Na fase inicial, é muito comum que se opte pela internação, pois são muitos os efeitos causados pelas crises de abstinência no organismo. Quando necessário, os médicos prescrevem remédios que ajudam o paciente a superá-las.
Aliado a isso, também é feito tratamento com psicólogo por meio de terapias. Elas são muito importantes para o processo de conscientização do paciente, que é o que fará com que ele resista ao vício depois que tiver alta.
 
Tratamentos psicossociais
O abuso no uso do álcool não é algo que vem sem nenhum motivo. Por isso os tratamentos psicossociais buscam sempre ajudar os alcoólatras a localizar e compreender que eventos podem ter desencadeado a dependência.
Isso é feito por meio de diversas terapias como:

 

  • Terapia comportamental cognitiva - ajuda na melhoria do autocontrole e também das habilidades sociais, o que pode ocasionar a redução do consumo exagerado do álcool. Para melhorar o autocontrole do paciente, metas deverão ser cumpridas durante o tratamento. Para melhorar as habilidades sociais, os especialistas buscam ajudar o alcoólatra a desenvolver e manter relações interpessoais mais estáveis, positividade e principalmente a rejeição à bebida.
  • Terapia comportamental - auxilia o alcoólatra a lidar com os transtornos causados pelo álcool. Geralmente há sessões de terapia conjunta, treinamentos para encontrar um bom emprego, aconselhamentos, atividades sociais, etc. Todas essas práticas são feitas durante o processo de recuperação e colaboram para a melhora do alcoólatra e sua reinserção na sociedade.
  • Terapia conjugal e familiar - é muito importante para o paciente e principalmente para a sua família. A terapia conjugal ou familiar normalmente é realizada com grupos de terapia e, além de ajudar o alcoólatra com a diminuição de consumo do álcool, também auxilia na melhoria dos resultados conjugais e familiares.
  •  
Realmente são diversos tratamentos que ajudam na reabilitação de um alcoólatra. Daí a importância de orientá-lo para juntos, podermos elevar as chances de sucesso!