O álcool priva seu corpo de tiamina. Cada célula do seu corpo depende da tiamina. Isso inclui tecidos do fígado, coração, cérebro e rins. Sem a tiamina, nenhum desses tecidos funciona adequadamente. Isso aumenta o risco de desenvolver certas doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes.
Como parte de nosso programa de terapia nutricional, você aprenderá sobre os alimentos ricos em tiamina, como nozes, carne e grãos inteiros. Aumentar a ingestão de níveis de tiamina diminui o risco de insuficiência cardíaca e ajuda a melhorar a saúde após o abuso prolongado de álcool.
Quando você bebe muito álcool, isso também afeta seu cérebro. A deficiência de tiamina pode até levar à demência ou à síndrome de Wernicke-Korsakoff, que causa problemas de visão, confusão e perda de memória. Além disso, o uso crônico de álcool aumenta a probabilidade de síndrome metabólica, associada a colesterol alto, pressão alta e açúcar elevado no sangue, bem como excesso de gordura corporal. A síndrome metabólica aumenta drasticamente o risco de doenças cardíacas e diabetes.
Atualizado em 26/01/2021.