logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

profissionais.jpg

Análise e discussão dos resultados

A tabela a seguir apresenta a classificação dos códigos utilizados em categorias. A ordem das categorias procura ilustrar a ordem cronológica dos contextos e processos a que elas se referem, descrevendo a trajetória dos 13 sujeitos entrevistados em relação ao surgimento e enfrentamento do alcoolismo.

 


Tabela 1 - Clique para ampliar

 

A codificação dos dados privilegiou o processo indutivo, através do recurso da comparação constante de dados com dados. O processo gerou duas categorias (1 e 7) de caráter descritivo, referentes à contextualização do momento inicial do alcoolismo e do momento atual que vivenciam os entrevistados. Outras cinco categorias, referentes a ações, reflexões e experiências dos usuários, puderam ser elaboradas de forma mais analítica, a fim de oferecerem alguma utilidade conceitual para uma teorização sobre as recaídas.

Neste artigo, as categorias analíticas serão apresentadas brevemente, pois ajudarão a compreender a descrição mais detalhada da categoria 6, Projetos de vida e de recuperação, considerada central para os objetivos propostos. As categorias 1 e 7 não serão descritas, dado o volume de dados que comportam. As categorias analíticas (2 a 5) podem ser assim sumarizadas: