Atualizado em 02/02/2021.

A meia-vida, ou tempo gasto no corpo, dos benzos varia de acordo com a marca. Os benzos de ação curta causam sintomas de abstinência mais rapidamente do que as prescrições de ação prolongada. Os sintomas de abstinência geralmente começam dentro de seis a oito horas para os benzos de ação curta e entre 24 e 48 horas para a versão de longa ação. Algumas marcas de curta duração incluem Xanax, Ativan e Halcion. Exemplos de drogas de longa ação incluem Valium, Klonopin e Librium.

O cronograma de desintoxicação de benzodiazepínicos, portanto, varia dependendo de fatores como a marca do medicamento tomado, a quantidade da dose e o tempo de duração. Dependências leves de benzos podem levar apenas cerca de sete dias para que os sintomas de abstinência diminuam. No entanto, vícios mais fortes podem levar até três meses para se livrar totalmente da droga. A lista a seguir representa um guia geral para um cronograma de retirada de benzos:

• Dia 1 - ansiedade e insônia
  • Dias 2-4 - aumento da ansiedade e insônia, sudorese, náusea, aumento da freqüência cardíaca e respiração
  • Dias 10-14 - os sintomas anteriores continuam e atingem o pico, pensamentos suicidas podem ser um risco neste momento
  • Dias 15 em diante - retirada prolongada para usuários altamente dependentes

O primeiro passo na recuperação de um vício em benzo é remover a droga do sistema do usuário por meio de uma desintoxicação de benzodiazepínicos. Benzos são uma das drogas mais perigosas para se tentar desintoxicar sozinho e sem supervisão. Passar por desintoxicação em um centro de desintoxicação de qualidade dedicado como o Grupo Inter Clinicas, ajuda você a se manter seguro e saudável durante a retirada.

A desintoxicação é o primeiro passo para uma recuperação bem-sucedida, mas a reabilitação do vício deve seguir para abordar as causas subjacentes do vício. O Grupo Inter Clinica pode prepará-lo para o próximo estágio de recuperação do vício por meio de aconselhamento e introdução ao programa de 12 passos. Todos os nossos programas são totalmente customizados para as necessidades exclusivas de cada paciente.