Clinica de reabilitação de dependente químico

Acolhimento, Triagem, Avaliações e Desintoxicação:

 

Quando o dependente químico chega para a internação, normalmente ele se encontra em momento delicado de sua vida, com dificuldades agravadas pelos sintomas da dependência química ou da abstinência. Por estas razões, ele necessita de um acolhimento diferenciado, humanizado e profissional, realizado por profissionais capacitados e experientes que atendam esta problemática.

 

Nesta fase o objetivo é dar este acolhimento, conhecer e orientar o residente sobre a sua doença, sobre o tratamento que irá realizar e sobre o Regulamento Interno, para facilitar sua adaptação à rotina do Centro Terapêutico.

 

É nesta fase também que acontecem as avaliações diversas (clínica, psiquiátrica, psicológica, nutricional, social, familiar) pela equipe multiprofissional, através de testes padronizados e validados pelo meio científico.

 

As manifestações físicas da dependência química podem ser notadas pelos sintomas físicos que alteram o metabolismo durante o uso da droga (intoxicação) ou na interrupção do uso da mesma ( abstinência) e variam conforme a droga. Os mais comuns são: taquicardia, aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas, falta de ar, problemas pulmonares, tosse constante, problemas digestivos, falta ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, impotência sexual, dores em diversas partes do corpo, cansaço físico, etc. Desta forma é necessário que ocorra, primeiramente, a desintoxicação, que normalmente acontece no primeiro mês após cessar o uso da substância psicoativa. Caso o residente apresente complicações clínicas de risco, será encaminhado à rede de saúde pública e retornará ao Centro Terapêutico após resolução do quadro.

 

A primeira fase dura aproximadamente dois meses e espera-se que o residente, ao final dela, tenha sua saúde física restabelecida.

 

Atualizado em 26/01/2021.

 

 

DBT é uma forma de terapia cognitivo-comportamental (TCC) com elementos modificados e adicionais. A intenção original da DBT era tratar transtornos de personalidade limítrofes. No entanto, tornou-se eficaz no tratamento de outros transtornos mentais. Em particular, é particularmente eficaz como parte do tratamento de abuso de  substâncias .