Psiquiatra-interna.jpg
PROCEDIMENTO: TRATAMENTO – DOZE PASSOS


O Programa de Doze Passos consiste na utilização de um programa com princípios espirituais em sua natureza que, se praticados podem ajudar na recuperação do dependente químico e alcoólico.


Os Doze Passos são sugeridos aos membros de grupos de mútua-ajuda como um processo útil para atingir e manter a abstinência. Foram escritos no plural e no passado como sugestões dos primeiros alcoólicos que tiveram sucesso na aplicação do programa, no espírito de “se você quer o que nós temos, pode fazer o que nós fizemos”.


No Primeiro Passo, o dependente assume sua dependência, uma rendição. A linguagem e confirmação deste Passo acontecem indiretamente na medida em que o adicto ouve depoimentos de outros membros e fala de si ao grupo.


Admitindo a impotência no Primeiro passo, o recuperando está num estado de só eu posso me ajudar, mas preciso de ajuda. Assim chega ao Segundo e ao Terceiro Passo, entregando suas vontades a um Poder Superior na forma em que O concebíamos.
Sujeito à várias discussões, o conceito de Poder Superior é considerado muito pessoal e pode variar entre o o tradicional Deus Cristão até o panteísmo ou um objeto ou pessoa que o dependente tenha como referência positiva. Abrange o ateu e o agnóstico sem conflitos. Um refrão constante é: “Esse programa é espiritual, não religioso”.

 

Atualizado em 20/01/2021.

O consumo de drogas é perigoso devido aos riscos para a saúde e dependência química. Em São Paulo, entretanto, o álcool, a heroína e os opióides são populares entre os usuários. Felizmente, é possível inscrever-se em um centro de desintoxicação de drogas em Houston para obter ajuda para os vícios. Aprender mais sobre a desintoxicação dessas drogas pode ajudar as pessoas a se prepararem para o tratamento.