O vício é uma doença mental que causa alterações no cérebro. Essas mudanças afetam a forma como as pessoas com dependência pensam, agem e sentem. Embora possam não notar, seus comportamentos também afetam as pessoas ao seu redor. A terapia familiar é um método de reparar os danos que o vício causa aos relacionamentos.
Compreendendo a terapia familiar
Esse tipo de terapia de grupo ajuda mais do que apenas aqueles que são viciados em drogas. Como o nome sugere, também ajuda os familiares. No entanto, a palavra “família” neste caso significa qualquer pessoa que o paciente considere sua família. Não é restrito a parentes ou mesmo quem mora no domicílio.
A ideia por trás desse método é que as famílias são um sistema de partes. Quando uma parte muda, isso faz com que outras partes mudem. Basicamente, quando um membro da família tem um vício, isso provoca mudanças em outros membros da família também.
Esse efeito causa dinâmicas familiares prejudiciais, como segredos e mentiras. Em resposta, alguns membros da família podem ficar distantes enquanto outros encenam. Quando a dinâmica familiar já não é saudável, o desenvolvimento do vício pode causar mais turbulência.
Mesmo depois que aqueles com dependência entram em recuperação, os padrões doentios permanecem. A razão é que o resto da família tem dificuldade em se ajustar às mudanças. A terapia familiar pode ajudar a cura de todos, consertar seus laços e aprender a apoiar uns aos outros durante essas mudanças.