Ao chegar a um centro de desintoxicação de álcool, os pacientes concluem o processo de ingestão. Envolve conversar com uma equipe de enfermeiras e terapeutas e fazer um exame físico. As informações que os clientes fornecem à equipe médica moldam seu plano de tratamento. Por esse motivo, os pacientes em potencial devem ser completamente honestos ao responder perguntas sobre sua saúde e histórico de medicamentos.
A próxima etapa do processo é a desintoxicação real do álcool. Durante este período, os pacientes se abstêm de beber. Os sintomas de abstinência são prováveis em pessoas que bebem muito ou há muito tempo. As enfermeiras fornecem medicamentos para aliviar os sintomas que causam ânsias, desconforto e às vezes dor.
Os especialistas também monitoram complicações como desidratação, que pode levar à insuficiência renal e morte sem tratamento. O delirium tremens também é uma preocupação que causa confusão e delírios. Também pode ser fatal sem os devidos cuidados.
Os sintomas de abstinência geralmente começam no primeiro dia. Na maioria das vezes, os sintomas são piores durante o terceiro ao quinto dia. Depois disso, o corpo começa a se sentir mais normal. No entanto, os pacientes podem experimentar abstinência por mais tempo e sintomas persistentes por meses.
A etapa final é a terapia, que começa assim que os pacientes se estabilizam e podem lidar com isso. Terapia individual , terapia de grupo e terapia familiar são tipos populares de terapia em centros de desintoxicação. No entanto, essas sessões não são suficientes para tratar totalmente o vício do álcool. A terapia em um centro de desintoxicação de álcool dá aos pacientes uma vantagem na reabilitação e os torna familiarizados com as modalidades e objetivos do tratamento.
Atualizado em 20/01/2021