logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

Psiquiatra-interna.jpg

A grande maioria das pessoas já ouviu falar em clínica de recuperação para dependentes químicos. Ou simplesmente clínica de recuperação. Ou ainda clínica de reabilitação, centro de reabilitação ou recuperação, casa de recuperação. Enfim, os termos podem variar, mas têm o mesmo significado.

 

No entanto, pouca gente sabe exatamente como uma clínica de recuperação para dependentes químicos funciona. Muitas ideias distorcidas, baseadas em “achismos”, sem fundamento, são espalhadas em conversas aleatórias. Ou pior ainda. O assunto é completamente ignorado.

 

Na verdade é difícil dizer qual é pior: ignorar o assunto ou espalhar desinformação. Mas uma coisa é certa: os dois são ruins.

Algumas pessoas podem até imaginar que a clínica de recuperação para dependentes químicos é um local ruim, semelhante a uma prisão. Principalmente em ocasiões onde o dependente químico é internado através de internação compulsória ou internação involuntária. Ou seja, quando é internado contra sua vontade.

 

Sem dúvida deve haver clínicas de recuperação para dependentes químicos com qualidade inferior onde os pacientes não são tratados com o devido respeito. Mas isso não é um padrão das clínicas de reabilitação. Muito pelo contrário.

 

A clínica de recuperação tem o objetivo de dar auxílio ao dependente químico, prestando toda a ajuda necessária para que se recupere o quanto antes e volte a ter uma vida normal.

 

A clínica de recuperação é o hospital do dependente químico. Pode-se dizer que ela é melhor que um hospital convencional, pois possui mais recursos e uma estrutura mais adequada para o tratamento do dependente químico.