Psiquiatra-interna.jpg

Quem é o dependente químico?

O dependente químico possui uma doença. Por falta de conhecimento, muitas pessoas têm preconceito e pensam que o problema não é uma doença e sim um desvio de caráter ou algo semelhante. Principalmente quando indivíduo se sujeita a cometer crimes como furtos, assaltos, tráfico de drogas, prostituição e até mesmo homicídios, tudo para sustentar o vício.

Isso acontece porque a dependência química é um transtorno mental e faz com que ele tenha atitudes que normalmente não teria caso estivesse com a mente saudável.

O cérebro do dependente químico pede a substância como se fosse um grito desesperado em sua cabeça e enquanto ele não faz o que o cérebro pede, o grito não cessa. Por isso que a pessoa acaba cometendo crimes para que aquele grito seja silenciado. Além de crimes contra terceiros, o dependente químico também pode atentar contra a própria vida, com tentativas de suicídio.

Dependência química: literalmente uma doença

A dependência química é literalmente uma doença, inclusive encontra-se no CID 10 da OMS (Organização Mundial da Saúde) com o código F19, que refere-se transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

A dependência química, além de afetar a saúde mental, física e emocional de uma pessoa, também afeta direta ou indiretamente a família do dependente químico, inclusive podendo causar a codependência. Como o próprio nome sugere, a codependência refere-se a alguém que tem sua saúde abalada devido a algum dependente químico na família.

Por exemplo, uma mãe que tem um filho dependente químico pode ficar doente por esquecer de sua própria vida e querer apenas cuidar do filho, ou sentir-se culpada pela situação em que ele se encontra.

Outro exemplo para ilustrar, seria uma mulher com um marido alcoólatra. Que apenas se sente bem quando está fazendo algo pelo cônjuge. E vendo que mesmo fazendo de tudo, não consegue resultados e isso a faz sentir-se mal, podendo ficar doente. Essa é a codependência.

Atualizado em 20/01/2021.

A cocaína é um estimulante que pode causar dependência mental, por isso as pessoas precisam dela para se sentirem normais. O uso pesado tem efeitos colaterais como confusão, suor, convulsões e até coma.

A desintoxicação da cocaína  pode levar de cinco a dez semanas, mas normalmente de uma a três semanas vai resolver. Durante o tratamento, a equipe médica oferece suporte para aliviar sintomas como ansiedade, inquietação e pesadelos.