Clinica de reabilitação em Contagem MG.
https://grupointerclinicas.com.br/clinica-de-recuperacao-em-contagem-mg
Estresse e Burnout relacionados ao trabalho na Suíça
postado em 9 de maio de 2012por Victoria McCann
Zurique Genebra Basel Suíça Burnout Stress Office Therapy
O estresse crônico afeta um terço dos trabalhadores suíços e a situação tem piorado nos últimos anos. No entanto, o problema permanece amplamente ignorado pelos empregadores.
Nestes tempos de incerteza econômica, a Suíça superou a crise com relativa facilidade. A taxa de desemprego está em 3,4%, bem abaixo da média europeia de 10,9%, e o franco suíço está forte entre outras moedas em crise. A dívida pública é baixa e os suíços têm uma das melhores qualidades de vida do mundo, com uma alta média de expectativa de vida.
No entanto, de acordo com a Seco (Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos) na Suíça, até 34,4% dos trabalhadores suíços dizem que estão sobrecarregados e enfrentam estresse e exaustão no trabalho, um número que aumentou 7% em 10 anos.
O custo do estresse relacionado ao trabalho para a Suíça
“O estresse crônico e seus efeitos na saúde, como depressão, esgotamento e problemas cardiovasculares ou musculoesqueléticos, aumentaram o absenteísmo e diminuíram a produtividade. “¨De acordo com estimativas publicadas pela Seco, os custos relacionados podem chegar a SFr10 bilhões ($ 11 bilhões) por ano para empresas e sociedade. Em um relatório publicado em 2010, o Escritório Federal de Estatísticas destacou a exposição dos trabalhadores a riscos psicossociais: 41% dos entrevistados disseram que estavam sob forte pressão psicológica no trabalho ”.
Suíça - Maior pressão para ter um bom desempenho no trabalho
No entanto, esses estudos não refletem a verdadeira extensão do problema, apontam os especialistas. “A situação tem sido crítica nos últimos dez anos ou mais, mas piorou novamente desde 2008”, disse Brigitta Danuser, Diretora do Instituto Suíço de Trabalho e Saúde (IST - afiliado à Universidade de Lausanne e Genebra). Em 2010, o IST conduziu uma pesquisa com 800 médicos na Suíça explorando as ligações entre trabalho e saúde. Entre as doenças relacionadas ao trabalho , 93% dos médicos relataram ter problemas psicológicos relacionados ao trabalho.
“A pressão para desempenhar e competir, a disseminação de contratos de trabalho informais, escritórios de plano aberto, conflitos entre colegas, bem como chefes que esperam disponibilidade 24 horas que anda de mãos dadas com inovações tecnológicas são apenas alguns dos razões apresentadas para o aumento do estresse. ”
Estresse, álcool e drogas
De acordo com o plano de ação global da Organização Mundial da Saúde, todo funcionário deve ter acesso a um serviço de consulta de saúde no trabalho.
Alguns profissionais que passam por estresse e esgotamento começam a se automedicar - usando álcool ou drogas como a cocaína para melhorar seu desempenho e estado de alerta. Eles também podem usar medicamentos prescritos para dormir à noite.
Tratamento para Burnout e álcool ou drogas
Se você mora no oeste da Suíça e está sofrendo de esgotamento, o site No Burnout fornece informações e conselhos em francês.
Se o estresse levar ao álcool ou drogas, é importante que a alta administração ou o RH encontrem um programa de tratamento de reabilitação adequado o mais rápido possível. A detecção precoce e o tratamento intensivo resgatarão o investimento feito em um funcionário altamente treinado e qualificado e economizarão o dinheiro das empresas no longo prazo.
Mais informações para os empregadores sobre dependência, estresse e esgotamento no local de trabalho.
* Adaptado de um artigo de Samuel Jaberg, na SwissInfo.ch: 'O sofrimento causado pelo trabalho continua tabu'.
Última página revisada e clinicamente verificada | 27 de julho de 2021
Postado em Educação Tagged stress ,
Grupo Inter Clinicas - Publicado em 15/09/2021.