Os corpos das pessoas reagem ao vício em drogas de maneiras diferentes. Aqueles com dependência começam a usar ou continuam usando por vários motivos. Esses e outros fatores são os motivos pelos quais os conselheiros usam diferentes técnicas de terapia. Uma vez que esses métodos oferecem muitos benefícios, os centros de desintoxicação usam vários deles para criar planos de tratamento extensivos.
A terapia individual envolve sessões entre um paciente e um conselheiro. Essas reuniões privadas permitem que os conselheiros dêem aos pacientes toda a atenção. Eles trabalham juntos para investigar profundamente as causas do vício e resolver problemas subjacentes.
A terapia de grupo tem os mesmos objetivos. No entanto, os terapeutas lideram um grupo de membros. Esta configuração permite que os pacientes apoiem uns aos outros. Eles também ganham confiança, motivação e conforto sabendo que outras pessoas passam por problemas semelhantes.
A terapia familiar envolve o paciente e quem ele considera como parte de sua família. Durante as sessões, os terapeutas abordam questões de relacionamento e dinâmicas familiares prejudiciais. O foco de cada sessão pode alternar entre um membro da família e a família como um todo.
A terapia cognitivo-comportamental é uma técnica que os conselheiros podem usar em conjunto com os métodos acima. Envolve identificar pensamentos negativos e aprender a pensar de maneira diferente e positiva.
Mudar o processo de pensamento ajuda os pacientes a mudarem como eles agem e se sentem. Eles desenvolvem hábitos e habilidades saudáveis que os ajudam a parar de usar drogas e permanecer sóbrios.