Os centros de reabilitação de drogas são, na verdade, clínicas de recuperação, que possuem programas estruturados para auxiliar pessoas que estejam lutando contra o vício em drogas ou outras substâncias químicas, de forma a possibilitar que elas se recuperem desse mal e possam recuperar suas vidas, seus relacionamentos e seus empregos e passem a viver uma vida saudável, feliz e consigam, com isso, se manter sóbrios.

O tratamento de reabilitação consiste na elaboração de um plano de tratamento individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente, mas que envolve três fases principais: a desintoxicação; o tratamento propriamente dito, que envolve terapias individuais e em grupo e ensina formas de prevenir recaídas; e os cuidados posteriores ao término do programa, voltados à manutenção de uma vida sóbria.

A fase de desintoxicação é a fase inicial e mais delicada do programa. Nesse período, o corpo se liberta das substâncias tóxicas e volta a funcionar de forma natural. Os sintomas e a extensão dessa fase dependem da substância utilizada e do tempo de vício, mas certamente é uma fase em que o paciente passa por muitos sintomas, alguns até dolorosos, de forma que neste período ele deve ser acompanhado de perto por profissionais.

A reabilitação continua com intervenções terapêuticas, que podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo, ou, ainda, das duas formas. Nelas, os profissionais se utilizam de técnicas para identificar as causas do vício e tratar esses sintomas. Em muitos casos, também são identificadas doenças mentais, como depressão, transtornos de ansiedade, até um grau de esquizofrenia, estes também são tratados em conjunto com o vício, já que muitas vezes são uma de suas causas. Nessa fase, os pacientes também serão ensinados sobre como lidar com desejos pela droga, a evitar situações de risco em potencial, o que lhes ajudará a se manterem sóbrios, e a redescobrirem o propósito de suas vidas, proporcionando sua autonomia.

Após se livrar da dependência da droga, vem a parte contínua do tratamento, que é a fase dos cuidados posteriores. Um usuário sempre será um viciado ou dependente terá que tomar cuidados especiais e se preocupar com possíveis recaídas, fazendo com que a manutenção de um programa posterior seja importantíssima para que ele consiga se manter sóbrio. Nessa fase, a internação já acabou, mas o paciente pode retornar periodicamente ao centro para conseguir lidar com as frustrações do dia a dia de forma calma e serena. Na verdade, o que se deve entender é que a manutenção da sobriedade é um processo que dura a vida toda.

A duração dos programas varia muito de acordo com as necessidades do paciente. Existem programas que duram desde poucos dias ou semanas até aqueles mais longos, que levam de 90 dias a até um ano. Há que se considerar, entretanto, que estatísticas demonstram que, quanto mais tempo o paciente permanecer em tratamento, menores são as chances dele ter recaídas futuras. Quanto mais tempo um usuário permanecer longe das drogas e praticar hábitos saudáveis de vida, preparando mente e espírito, mais preparado estará para enfrentar o mundo fora do centro de reabilitação.

Então nós do GRUPO INTER CLINICAS, estamos preparados para proporcionar uma experiência impar no que se refere a dependência química, para isto elaboramos o melhor tratamento, para que essa fase seja apenas um detalhe na vida do paciente e seus familiares!

Atualizado em 26/01/2021