Psiquiatra-interna.jpg
PROCEDIMENTO CLÍNICO: CONSCIENTIZAÇÃO

O conhecimento é fundamental para a recuperação e processo de reinserção social. Leituras, palestras, filmes e tarefas terapêuticas, cooperam para a eficácia da recuperação.

PROCEDIMENTO CLÍNICO: ESPIRITUALIDADE

Desenvolver e incentivar o sentido da espiritualidade no ser humano, através de leituras, reflexões, palestras e orações.

PROCEDIMENTO: TRATAMENTO – PSICOTERAPIA EM GRUPO

Através de reuniões em grupo, com tempo predeterminado de trabalho e focos estabelecidos a serem trabalhados, como: início do uso da droga, abstinência, fissura, prevenção à recaída, fatores de proteção e de risco `a recuperação do dependente, estimulando a questionamentos que desenvolvam o interesse para o tratamento atual e posterior, e não resolver tais questões de forma pedagógica e imediata. O objetivo da psicoterapia em grupo também é sensibilizar os pacientes para uma maior percepção de seus conflitos no sentido de que possa a partir das técnicas de psicoterapia breve criar condições para se resgatarem as ligações em seus comportamentos (dependência e abuso das drogas) e entre suas experiências emocionais. Aplica-se também para que eles possam trazer as diferentes situações vividas por eles e não apenas ficarem presos ao sintoma (abuso de droga). Ao se dirigir atenção do paciente para o que ele experimenta e tem uma ação, desenvolve-se nele um processo de auto-análise, em que se estimula uma atitude de auto-avaliação e tomada de distância crítica em relação ao próprio comportamento, aumentando seu campo de consciência que se encontrava muito estreito.

As técnicas para abordar tais temas são diversas (vídeo,material gráfico, associação livre, a partir de palavras predeterminas pelo terapeuta) e variam de acordo com o desenvolvimento do grupo.

Nesse contexto, o terapeuta desempenha um papel essencialmente ativo, ao explorar as questões trazidas pelos pacientes e ao provocar a interação e o diálogo entre os membros do grupo.

Atualizado em 20/01/2021.

Quando a ciência médica ainda estava pesquisando a doença do vício, havia diferentes tipos de programas de desintoxicação que não funcionavam. Uma maneira arcaica de executar um programa de desintoxicação era parar de fumar. A ideia era que os sintomas de abstinência seriam tão dolorosos e incômodos que a pessoa não gostaria de beber ou usar nunca mais. Isso não apenas não funcionou, mas os sintomas de abstinência podem ser perigosos e potencialmente fatais. Esse é outro motivo pelo qual nunca é uma boa ideia tentar parar de fumar sozinho.

Ao longo do vício de uma pessoa, eles estão prejudicando seu corpo. Órgãos internos como cérebro, coração, rins e fígado são danificados e enfraquecidos durante o vício, quer eles percebam ou não. Agora que o corpo tem uma dependência física da substância de sua escolha, os órgãos entram em estado de choque e a substância não entra mais no sistema. Isso não só faz com que o sistema nervoso falhe e reaja de maneira severa, mas os órgãos enfraquecidos também têm dificuldade em lidar com o estresse desses sintomas.