logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

Psiquiatra-interna.jpg
PROCEDIMENTO CLÍNICO: CONSCIENTIZAÇÃO

O conhecimento é fundamental para a recuperação e processo de reinserção social. Leituras, palestras, filmes e tarefas terapêuticas, cooperam para a eficácia da recuperação.
 
PROCEDIMENTO CLÍNICO: ESPIRITUALIDADE

Desenvolver e incentivar o sentido da espiritualidade no ser humano, através de leituras, reflexões, palestras e orações.
 
PROCEDIMENTO: TRATAMENTO – PSICOTERAPIA EM GRUPO


Através de reuniões em grupo, com tempo predeterminado de trabalho e focos estabelecidos a serem trabalhados, como: início do uso da droga, abstinência, fissura, prevenção à recaída, fatores de proteção e de risco `a recuperação do dependente, estimulando a questionamentos que desenvolvam o interesse para o tratamento atual e posterior, e não resolver tais questões de forma pedagógica e imediata. O objetivo da psicoterapia em grupo também é sensibilizar os pacientes para uma maior percepção de seus conflitos no sentido de que possa a partir das técnicas de psicoterapia breve criar condições para se resgatarem as ligações em seus comportamentos (dependência e abuso das drogas) e entre suas experiências emocionais. Aplica-se também para que eles possam trazer as diferentes situações vividas por eles e não apenas ficarem presos ao sintoma (abuso de droga). Ao se dirigir atenção do paciente para o que ele experimenta e tem uma ação, desenvolve-se nele um processo de auto-análise, em que se estimula uma atitude de auto-avaliação e tomada de distância crítica em relação ao próprio comportamento, aumentando seu campo de consciência que se encontrava muito estreito.


As técnicas para abordar tais temas são diversas (vídeo,material gráfico, associação livre, a partir de palavras predeterminas pelo terapeuta) e variam de acordo com o desenvolvimento do grupo.


Nesse contexto, o terapeuta desempenha um papel essencialmente ativo, ao explorar as questões trazidas pelos pacientes e ao provocar a interação e o diálogo entre os membros do grupo.