logo_grupo_interclinicas.png

Atendimento 24 horas

(11) 3421-6352

Psiquiatra-interna.jpg

Desintoxicação de drogas e alcoolismo:

 

A grande maioria das clínicas de desintoxicação são responsáveis por tratar os dependentes químicos para melhorar a sua saúde e o seu meio social. O tratamento visa controlar as crises de abstinência que a falta de drogas no organismo vai causar. Esse é um momento que costuma ser bem difícil, pois a confiança e a autoestima do paciente já estão abaladas.

 

Os primeiros meses de tratamento são dedicados a limpar o organismo de maneira bem intensiva. Para que esse desconforto da abstinência não seja tão ruim, muitas vezes é oferecido alguma atividade física durante esse acompanhamento médico. Isso ajuda o paciente a se ocupar realizando algo produtivo.

 

Fora de uma clínica de reabilitação e sem a ajuda de um profissional especializado dificilmente o dependente consegue manter essa rotina de desintoxicação.

 

A abstinência faz com que o corpo tenha muitas reações, pois a ausência da droga faz com que o cérebro entre em rebote e produza sensações de adrenalina. Os sintomas podem variar de cada pessoa e também do tipo de substância utilizada. Os sintomas podem ser sentir no físico, mas também no emocional.

 

Para minimizar os sintomas da abstinência alguns cuidados no processo de desintoxicação são tomados, sendo necessário ter muita paciência e persistência. Por isso, durante esse processo é bem importante que o paciente tenham uma alimentação saudável, pois alimentos ricos em nutrientes fazem com que o corpo possa reagir mais rápido e se recuperar melhor.

 

Os exercícios físicos também são importantes para minimizar os sintomas, pois o corpo libera hormônios que trazem a sensação de prazer.

 

Para os leitores e familiares saberem como encontrar boas casas de recuperação para homens e mulheres é preciso ter em mente algumas informações que servirão de parâmetro para aqueles familiares ou até mesmo para que os próprios dependentes consigam achar um local para sua recuperação.