Ainda não temos Unidade involuntária no município de Campinas mas estamos trabalhando para isto.
 
Conheça nossas Unidades em outras cidades da Grande SP, Interior e Litoral.
 
 

Por Grupo Inter Clinicas

30/12/2020 15h56 atualizado em 16/03/2021

 

O consumo de álcool na vida das pessoas.

O álcool está presente na vida de muitas pessoas, desde aqueles que bebem apenas socialmente até aqueles que já são viciados em álcool. O consumo excessivo é alarmante e o impacto do álcool sobre o organismo é desastroso para a saúde. Pode causar dependência química. Prejudicando não só a sí meso mas também todos a volta do alcoolista, precisando então de uma clínica de tratamento para alcoólatras.

 

Embora legalmente disponível, o álcool é uma droga psicoativa, o que significa que atua diretamente no cérebro, causando problemas também em muitas outras estruturas do corpo humano.

 

Você quer saber quais são os efeitos? Nesta estação, vamos dividir tudo sobre isso. Mantenha o ritmo!

 

Álcool no corpo: como funciona


Após o consumo, o álcool é absorvido pelo estômago e entra na corrente sanguínea, que dura de 30 a 90 minutos. Através da corrente sanguínea, o etanol se espalha para diferentes partes do corpo, atingindo cada célula.

 

Quando chega ao cérebro, o efeito do etanol é principalmente excitante, liberando serotonina, um neurotransmissor associado à alegria e ao contentamento, e as pessoas se tornam incontroláveis e até mais ousadas.

 

Entretanto, após este primeiro momento, o álcool começa a causar depressão do sistema nervoso central, aumentando a quantidade do neurotransmissor GABA, o que pode até causar inconsciência.

 

Em altas doses, o etanol pode causar um alto risco de envenenamento e pode levar à morte por parada cardíaca para aqueles que consumiram quantidades excessivas. Pode causar também a dependência d álcool, prejudicando extremamente sua saúde.

 

Efeitos imediatos: o que você sente depois de usar etanol


Logo após o consumo de bebidas alcoólicas, os sintomas começam a aparecer com uma intensidade proporcional à quantidade consumida. Destes, os mais comuns são :

Dificuldades de fala, sonolência, problemas de visão e audição.


Estes são os primeiros efeitos do etanol quando atinge o sistema nervoso, desencadeando uma fase depressiva, aumentando o risco de quedas e acidentes.

Dores de cabeça


A sensação de crânio pesado e doloroso deve-se principalmente ao efeito depressivo e ao efeito do etanol sobre o cérebro.

 

Náuseas e vomitos


Depois de beber álcool, especialmente em grandes quantidades, o corpo vai tentar livrar-se desse excesso para evitar efeitos ainda mais nocivos.

 

Queimadura do coração
O etanol é irritante para as membranas mucosas e aumenta a produção de ácidos digestivos, o que causa sensações tão desagradáveis.

 

Diarreia
Ao acidificar o intestino e afetar a flora, a diarreia após a ingestão de bebidas alcoólicas é um sintoma muito comum.

 

Efeito diurético
O etanol inibe o sistema de controle de retenção de água dos rins e, após a ingestão, o organismo elimina muitos líquidos com a urina e pode até desidratar.

 

Efeitos tardios: Sintomas cronicos do consumo de álcool
O impacto do álcool no organismo a médio e longo prazo é muito preocupante. Verifique os órgãos mais afetados:

 

Cérebro
Devido aos danos a todos os nervos e células nervosas, um bebedor irá sentir regularmente mudanças nas emoções e no humor, dificuldades em fazer pequenos movimentos, reflexos cada vez mais lentos, perda do equilíbrio motor e da coordenação, e até mesmo danos considerados permanentes na memória.

Coração e sistema circulatório


O consumo de etanol aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Além disso, o coração enfraquece e bombeia o sangue com maior dificuldade, podendo também sofrer de arritmia.

Sistema digestivo
A irritação constante da mucosa gástrica pelo álcool pode causar úlceras e cancro do esófago, da laringe e do estômago.

A pancreatite, que é pancreatite, é também uma das consequências do consumo crônico de etanol. O fígado, responsável pelo metabolismo deste medicamento, também é muito afetado e pode desenvolver esteatose, que progride para cirrose e câncer.

Os efeitos do abuso do álcool são variados e extremamente nocivos para o organismo. O alcoolismo é uma doença, por isso deve ser tratado como tal. Isto pode ser feito com a ajuda de profissionais de saúde como médicos e psicólogos, que ajudam em todo o processo de superação desta doença.Procure nossa clínica de reabilitação para alcoólatras.

 

Acesse para melhores informações. https://grupointerclinicas.com.br/clinica-de-recuperacao-alcool-e-drogas

clinica-de-recuperacao-de-drogas.jpg