Clinica de recuperaçãode alcoolista São Paulo zona central SP

 

https://grupointerclinicas.com.br/clinica-recuperacao-alcoolatra-sp-sao-paulo-zona-central-sp

Há muitas razões pelas quais as pessoas começam a usar (e abusar) drogas ou álcool – genética , distúrbios de saúde mental concomitantes , experiências traumáticas , vergonha e muito mais. Muitas vezes é uma combinação de fatores, e um dos contribuintes pode ser a baixa autoestima.

 

Eu e alguns de meus outros amigos sóbrios percebemos que, durante a adicção ativa, estávamos em parte tentando beber ou drogar a sensação de que algo estava errado conosco, apenas para tornar esses sentimentos mais fortes. Na adicção ativa, é difícil cuidar de si mesmo e se comprometer com qualquer coisa, o que pode se basear nesses sentimentos. A recuperação nos permitiu, ou certamente me permitiu, confrontar minhas inseguranças e construir uma confiança real.

 

Conscientizando-se de suas inseguranças

A terapia tem sido uma maneira útil de identificar quais são minhas inseguranças e como elas estão aparecendo. Às vezes, quando estamos na adicção ativa, podemos agir por insegurança e medo sem perceber. Meu terapeuta percebe padrões em meu comportamento e nas coisas que digo; ouvi-la apontá-los regularmente me faz começar a notá-los por conta própria também.

 

A meditação é outra ótima maneira de se tornar consciente de seus processos de pensamento , e serve para ajudá-lo a aceitar pensamentos e sentimentos sem julgamento. Este é um grande passo para enfrentar as inseguranças.

 

Criando uma nova narrativa

Depois de saber quais são suas inseguranças, você pode reconhecer quando elas estão surgindo e desafiá-las. Tem sido um exercício útil para mim perceber quando estou me envolvendo em declarações “eu sempre” ou “eu nunca” sobre mim. Normalmente, quando você está falando sobre si mesmo em absolutos, você não está vindo de um lugar de compaixão. Somos todos multifacetados, humanos e cometemos erros. Os erros não precisam se encaixar em uma narrativa de quão “errado” você está – eles podem ser apenas erros ou momentos para aprender.

 

Você pode ter inseguranças ou dúvidas sobre sua capacidade de permanecer sóbrio. As estatísticas de recaída podem ser assustadoras — mas a recaída não é inevitável. As chances de fazê-lo diminuem significativamente ao longo do tempo. Mesmo se você tiver uma recaída, isso não significa que você falhou na recuperação. A recaída é considerada parte da recuperação e pode ensinar mais sobre seus gatilhos para que você tenha mais chances de ficar sóbrio na próxima vez.

 

Não há problema em ter inseguranças; a maioria das pessoas tem alguns. A recuperação oferece uma grande oportunidade de enfrentá-los, crescer com eles e aprender a aceitar tudo de si mesmo.

 

Atualizado em 17/01/2022