Casal de médicos.jpg
Como prevenir uma overdose de drogas?
 
Por Grupo Inter Clinicas —
São Paulo 18/12/2020 13h21
 

Siga as ordens do seu médico

O não cumprimento das ordens do médico é uma das principais causas do aumento dos custos de saúde. Em muitos casos, os pacientes não confiam no diagnóstico do médico ou não são disciplinados o suficiente para usar os medicamentos prescritos. Um paciente que testa os limites de sua medicação pode sofrer uma overdose ou cair na dependência de drogas.

Portanto, se um médico prescrever medicamentos para sua condição, certifique-se de seguir as recomendações do médico e ouvir as recomendações do seu farmacêutico. Não hesite em fazer perguntas ou saber mais sobre os efeitos colaterais da overdose do medicamento.

Evite beber enquanto toma sua medicação

A overdose de drogas pode ocorrer facilmente ao combinar a droga com o álcool. Benzos e opioides são drogas poderosas que alteram a função cerebral quando tomados. Adicionar álcool ao sistema pode fortalecer ou neutralizar os efeitos da droga, complicando o funcionamento do cérebro a ponto de você sentir os efeitos colaterais.

Por exemplo, se você beber enquanto toma opioides, isso pode desacelerar o cérebro e o sistema nervoso central (SNC). Se você bebe regularmente, o uso de álcool e opioides pode levar ao vício em álcool e drogas, pois seu cérebro se acostuma com as duas substâncias. Sua melhor opção é parar de beber álcool enquanto toma a medicação.

Obtenha ajuda em um centro de tratamento de drogas

Se você sentir que está desenvolvendo um vício ou dependência de uma droga, pode procurar ajuda em um centro de tratamento de drogas. Com o tratamento certo na reabilitação de drogas, você pode superar seu vício em drogas e reduzir suas chances de overdose de drogas. Um especialista em tratamento pode avaliar sua condição e fornecer o plano de tratamento correto que promova a recuperação a longo prazo.

Você pode escolher entre uma ampla variedade de tratamentos, como:

  • Tratamento residencial
  • Tratamento ambulatorial
  • Programa de terapia cognitivo-comportamental
  • Programa de terapia individual
  • Programa de terapia de grupo
  • Programa de terapia familiar

Cada programa é projetado para atender às suas necessidades e ajudá-lo a alcançar seus objetivos de recuperação.

Não estenda sua receita

A maioria dos medicamentos, como benzos e opioides, é projetada para uso de curto prazo. Uma das razões para isso é o risco de dependência. Quanto mais tempo você tomar a droga, maior será a probabilidade de precisar buscar ajuda em um programa de tratamento para abuso de substâncias. A melhor maneira de evitar ficar viciado em drogas é respeitar o prazo de prescrição.

Se você estender a prescrição, seu corpo desenvolverá tolerância aos efeitos do medicamento. Naturalmente, você desejará aumentar a dosagem para continuar sentindo os efeitos. Isso leva a um ciclo em que você eventualmente se torna dependente da droga. Portanto, não prolongue sua receita.

Converse com sua família sobre sua receita

Uma das melhores maneiras de prevenir uma overdose é estabelecer um sistema de responsabilização. Você pode conversar com sua família sobre a medicação e o risco de dependência. Elabore um plano para usar a medicação e o que você e sua família podem fazer para evitar que se torne viciado na droga.

Você também pode discutir a possibilidade de efeitos colaterais e o que fazer se ocorrer uma sobredosagem. Quando sua família está envolvida em seu tratamento, eles podem ajudá-lo a usar o medicamento conforme prescrito e a interromper o uso quando necessário.

  •