As pessoas geralmente pensam nos centros de desintoxicação como instalações independentes. No entanto, a desintoxicação de drogas em pacientes internados pode ocorrer em outros lugares, como hospitais ou centros de reabilitação. Vários fatores afetam onde as pessoas procuram ajuda, incluindo localização, custo e benefícios de seguro. Embora a desintoxicação médica seja o tipo de programa ideal, programas de apoio de colegas também estão disponíveis. Esta desintoxicação social não fornece medicamentos para os sintomas. Em vez disso, envolve aconselhamento e apoio de outras pessoas no programa. Por isso, não é ideal para pessoas com dependência de álcool, opióides ou sedativos.
O processo de internação
Há um processo geral seguido pela desintoxicação de drogas em pacientes internados, especialmente em centros de desintoxicação. A primeira etapa é uma consulta, durante a qual as pessoas conversam com um terapeuta ou enfermeiro sobre sua situação. Eles fornecem informações como seu histórico de uso de drogas, problemas médicos e ambiente de vida. A próxima etapa é uma avaliação completa. O médico pode solicitar exames de sangue e urina para determinar a extensão total do transtorno de abuso de substâncias. Os testes também mostram à equipe médica quaisquer problemas médicos desconhecidos, problemas de saúde ou deficiências nutricionais. Usando as informações dos pacientes e os resultados dos testes, a equipe de desintoxicação pode criar um plano de tratamento seguro. Então, o processo de desintoxicação começa. Durante a retirada, os médicos e enfermeiras podem administrar medicamentos para aliviar os sintomas e prevenir complicações. Preparar os pacientes para o tratamento contínuo é a etapa final porque a desintoxicação é apenas a primeira parte do tratamento da dependência . Um plano de tratamento completo inclui aconselhamento para ajudar a abordar a causa e aprender como prevenir recaídas. A preparação para a próxima fase do tratamento envolve uma introdução à terapia e um plano de reabilitação.
Prós e contras da desintoxicação para pacientes internados
Os especialistas recomendam a desintoxicação de drogas para pacientes internados em vez de outros tipos de programas, porque tem a maior taxa de sucesso. É ideal para pessoas que têm muitas influências de drogas em casa ou que apresentam risco de complicações de abstinência. A desintoxicação para internação também oferece amenidades e serviços para ajudar a promover o relaxamento. No entanto, o custo pode impedir algumas pessoas de se inscreverem. É mais caro do que o atendimento ambulatorial porque a unidade oferece quartos e refeições. As apólices de seguro podem cobrir parte dos custos e muitas instalações oferecem financiamento que permite pagamentos mensais.