O que é a desintoxicação de drogas?

O processo de desintoxicação de drogas exige acompanhamento médico para ser bem-sucedido, pois raramente uma pessoa consegue se livrar sozinha da dependência química.

De forma resumida, esse procedimento se fundamenta em administrar uma quantidade gradualmente menor da substância que causa dependência em um indivíduo, até que o organismo não sinta mais necessidade de consumir a droga. O processo é necessário principalmente nos casos de dependência de drogas que causam alterações no sistema nervoso central do indivíduo, chamadas de psicotrópicas ou psicoativas. A maioria das drogas — como álcool, cocaína, crack, entre outras — se encaixam nessa categoria.

Como essas substâncias comprometem estruturas e funções importantes do corpo humano, é recomendado que a pessoa não interrompa abruptamente o consumo de uma substância que lhe causa dependência, principalmente se o histórico de consumo for mais longo.

Isso porque um organismo adicto também manifesta efeitos colaterais quando há abstinência da substância que lhe causa essa dependência. Uma pessoa em crise de abstinência pode ter sintomas e reações imprevisíveis, que vão desde o descontrole emocional até a agressividade. Também há o risco do organismo simplesmente não suportar a falta da substância e começar a apresentar disfunções que podem até levar à morte.

Como se dá o processo de desintoxicação de drogas?

Em primeiro lugar, é importante saber: quanto maior for o grau de dependência de um indivíduo, mais ele necessitará de ajuda médica especializada para combater seu vício.

Algumas pessoas até conseguem abandonar a dependência química por conta própria, mas, como você viu no tópico anterior, esse é um procedimento bastante arriscado, tanto por conta dos efeitos colaterais da abstinência – inclusive risco de morte -, quanto pelo risco do indivíduo voltar a consumir essas substâncias de forma ainda mais intensa.

O processo de desintoxicação leva tempo, podendo se desenrolar por meses ou até anos. A internação do indivíduo pode ser recomendada durante algum período, para ministrar corretamente os medicamentos necessários e evitar os fatores que levam o paciente ao abuso de drogas.

Esse procedimento é conduzido por um profissional ou equipe médica, que ministra a substância química para o dependente de forma controlada, reduzindo gradualmente as doses até a total limpeza do organismo.

Além disso, outras substâncias também podem ser necessárias no tratamento, a fim de aliviar dores ou controlar emoções, que podem se intensificar à medida que a concentração da droga no organismo diminui.

Especialmente nesse ponto, o auxílio médico é fundamental, pois há substâncias que, quando combinadas, provocam danos às vezes letais em um organismo. É papel da equipe médica que assiste um dependente químico recomendar os medicamentos mais adequados para seu tratamento.
O processo de desintoxicação de drogas também pode demandar acompanhamento psiquiátrico ou psicológico. Esse tipo de tratamento é necessário para entender mais profundamente o que levou o indivíduo a consumir drogas e o que ele deverá fazer após a desintoxicação para evitar uma recaída.

Existem clínicas de tratamento e hospitais especializados em desintoxicação de drogas que já oferecem uma estrutura completa para esse tratamento. Se você está em busca de ajuda, informe-se sobre os locais próximos de você que ofereçam esse tipo de tratamento.

Quais cuidados são necessários após a desintoxicação de drogas?

Concluído o processo de desintoxicação de drogas, um passo muito importante foi dado para abandonar o vício. Porém, o tratamento para livrar-se das drogas ainda não terá acabado.

O desafio da próxima etapa, tão importante quanto a anterior, é ensinar o paciente a identificar e evitar as situações que podem causar a recaída. Aqui, o tratamento psicoterapêutico terá outro importante papel, pois servirá para identificar as situações que apresentam risco ao dependente químico.

Mesmo depois da alta do paciente, o acompanhamento periódico da saúde do indivíduo é fundamental para tratar possíveis danos físicos ou mentais causados pelo consumo de drogas, e também para avaliar sua evolução.

Além disso, esse cuidado também previne reações adversas do tratamento e evita que o paciente volte a consumir drogas.

Tanto o tratamento físico quanto o psicoterapêutico ajudarão a pessoa a ter uma vida saudável e livre da dependência dessas substâncias ao longo de sua vida.

É fundamental evitar ao máximo as situações que podem causar uma recaída, uma vez que um organismo desintoxicado pode não resistir a uma nova exposição às drogas.

Atualizado em 25/01/2021.

Infelizmente, muitas pessoas pensam que uma desintoxicação DIY é o mesmo que programas de centros de desintoxicação profissionais supervisionados por profissionais médicos. Na realidade, as duas opções são completamente diferentes.

Uma desintoxicação adequada, como a oferecida no Grupo Inter Clinicas, é projetada para atender às necessidades dos pacientes. Isso significa que os pacientes terão supervisão médica 24 horas por dia, 7 dias por semana e serão responsabilizados durante todo o processo. Os programas adequados do centro de desintoxicação da Flórida tornam mais fácil seguir o programa inteiro e também ajudam a minimizar qualquer desconforto ou dor que apareça durante a abstinência.

Outro grande motivo para escolher um programa de desintoxicação médica credenciado é ter uma avaliação precisa da saúde geral durante a recuperação. Com acesso a profissionais médicos e de saúde mental, os pacientes podem obter qualquer tratamento ou ajuda necessária. Ter atenção médica nesta fase crucial pode garantir que todos os pacientes passem para um tratamento e cuidados contínuos o mais saudáveis ​​e adequados possíveis para os desafios que estão por vir.