Internação involuntária São Paulo zona Norte SP
https://grupointerclinicas.com.br/internacao-involuntaria-sao-paulo-capital-zona-leste
A teoria do apego descreve como as pessoas abordam os relacionamentos. O relacionamento de uma criança com seus cuidadores desempenha um grande papel em como eles se relacionam mais tarde na vida. No entanto, é possível começar a curar a partir de um estilo de apego que está causando angústia a qualquer momento. Isso normalmente leva a construir relacionamentos mais saudáveis e fazer um trabalho interno .
Os tipos de apego são ansioso-inseguro, evitativo-inseguro, desorganizado-inseguro e seguro. O estilo de apego de uma pessoa pode mudar dependendo do relacionamento. [1]
Eu sei que o meu pode mudar não apenas por tipo de relacionamento, mas por pessoa, talvez com base em seu estilo de apego. No entanto, tendemos a ter um estilo, especialmente em relacionamentos onde emoções intensas estão envolvidas.
As pessoas com apego ansioso e inseguro podem exigir muita garantia de que as pessoas se importam com elas, estar excessivamente sintonizadas e sensíveis aos humores de seu parceiro ou de outras pessoas em sua vida, temer que as pessoas as abandonem e ter dificuldade em confiar nos outros. Acredita-se que a inconsistência de um cuidador precoce seja um fator contribuinte, pois a criança não sabia o que esperar e ficou confusa.
Aqueles com apego evitativo-inseguro podem ter cuidadores que estavam em grande parte indisponíveis, então eles tiveram que atender suas necessidades por conta própria. Como adultos, eles podem ter medo da proximidade. Eles tendem a ter problemas para mostrar suas emoções ou expressar quaisquer necessidades.
O apego desorganizado e inseguro geralmente ocorre quando uma criança ama o cuidador, mas o teme. Isso causa conflito interno, onde a criança aprende a buscar apoio e cuidado de alguém de quem tem medo. Pessoas com esse estilo podem desejar profundamente amor e conexão, mas temem. Eles podem se envolver em uma dinâmica push-pull com os outros e exibir um comportamento inconsistente.
As pessoas com apego seguro têm um relacionamento saudável com a intimidade, onde podem estar perto dos outros, mantendo um forte senso de identidade. De acordo com Healthline.com, “Um vínculo de apego seguro que atende à necessidade de segurança, calma e compreensão de uma criança permite o desenvolvimento ideal do sistema nervoso da criança”.
Estilos de apego inseguros são conhecidos por serem um fator de risco para transtornos por uso de substâncias. De acordo com um estudo em Frontiers in Psychiatry , “uma série de estudos transversais consistentemente replicaram a descoberta de uma ligação geral entre apego inseguro e TUS. O apego seguro está ocorrendo apenas em usuários de substâncias experimentais e em controles saudáveis…Estudos longitudinais e meta-análises indicam que o apego seguro é um fator de proteção contra o abuso de substâncias, e o apego inseguro é um fator de risco para o abuso de substâncias… evidências longitudinais analíticas para um impacto negativo do abuso de substâncias no apego”. [2]
Isso não apenas sugere que o apego desempenha um papel no vício, mas que o apego pode curar na recuperação. Muitos de nós experimentamos relacionamentos tóxicos ou confusos durante a adicção ativa. Na recuperação, podemos aprender sobre nossos estilos de apego e o que pode ter contribuído para eles, trabalhar em nós mesmos e construir relacionamentos mais saudáveis.
Se você está nesse processo, tente ter compaixão por si mesmo. Todos os estilos de apego são baseados em uma necessidade muito humana de amor, cuidado e validação. Pode percorrer um longo caminho mostrar a si mesmo essas coisas à medida que você se cura.
Atualizado em 19/01/2022