Por Grupo Inter Clinicas — São Paulo
24/09/2020 10h59
Dependência Química e Habilidades Sociais.
Internação involuntária/compulsória.
O que é álcool ou desintoxicação de drogas?
A desintoxicação é o processo de expulsar as substâncias do corpo e controlar os sintomas de abstinência resultantes.
A desintoxicação e a abstinência do álcool produzem um conjunto de sintomas físicos e mentais que resultam da saída do álcool do corpo, comumente referido como síndrome de abstinência do álcool. Os sintomas geralmente variam em gravidade: eles podem ser confundidos com um resfriado leve ou podem ser fatais. Essa imprevisibilidade torna o envolvimento e a supervisão médicos extremamente importantes.
A desintoxicação e a abstinência de drogas podem surgir tanto de drogas ilegais quanto de analgésicos prescritos e são bastante semelhantes à desintoxicação de álcool, mas os sintomas e as soluções médicas variam com base em vários fatores:
A desintoxicação de álcool e drogas são os primeiros estágios para a recuperação dos transtornos por uso de substâncias. Profissionais médicos e centros de tratamento podem fornecer um ambiente seguro para a desintoxicação de álcool , opióides e outras drogas e fazer a transição dos pacientes para uma experiência de tratamento mais envolvente.
O uso prolongado de álcool forçará o corpo a se ajustar à presença dos ingredientes do álcool. O cérebro se adapta aos efeitos depressores do álcool e cria um novo normal para os nervos e vias neurológicas. Seu corpo agora está calibrado para funcionar com álcool. Então, você remove o álcool durante a fase de desintoxicação e o corpo é forçado a responder à sua ausência. O resultado: abstinência do álcool .
Existe um espectro de possíveis sintomas de abstinência do álcool, desde aqueles que são leves e quase imperceptíveis até aqueles que são muito sérios e possivelmente fatais. Em última análise, é difícil saber o que acontecerá durante o processo de retirada do álcool de alguém. Isso varia de pessoa para pessoa. Condições médicas complicadoras, como doenças cardíacas ou histórico de convulsões, podem aumentar a gravidade da abstinência. Estes são os sintomas da abstinência do álcool:
Algumas pessoas podem nem perceber que estão tendo abstinência ou confundir isso com uma ressaca. Mas as abstinências irão piorar progressivamente, tanto os sintomas quanto a gravidade. E para casos graves, condições como o delirium tremens podem ser fatais.
Delirium tremens (DTs) é um sintoma de abstinência muito grave de álcool com risco de vida. Cerca de cinco por cento dos casos de abstinência do álcool experimentam delirium tremens, e os que correm maior risco são pessoas que já experimentaram a doença ou já tiveram convulsões no passado. Essa condição é o que torna a abstinência do álcool mortal. Seus sintomas incluem:
É absolutamente vital que qualquer pessoa que suspeite do aparecimento de DTs consulte profissionais médicos imediatamente e busque atendimento de emergência.
Os sintomas de abstinência de drogas dependem da droga ou drogas usadas. Passar pela abstinência pode dar a sensação de ter um terrível caso de gripe, especialmente quando se abstém de analgésicos ou outros opioides. Embora nem todas as drogas tenham períodos de abstinência com risco de vida, algumas drogas como benzos e opiáceos podem ser fatais. Os sintomas incluem:
Um programa de desintoxicação ou centro de tratamento de dependência são formas de desintoxicação médica supervisionada e ambos proporcionarão um ambiente mais seguro para seus processos de desintoxicação e retirada.
Os prestadores de cuidados médicos avaliarão os fatores de risco do paciente. Por exemplo, alguém com doença cardíaca ou diabetes estaria em maior risco de complicações durante a abstinência de álcool. Em um ambiente hospitalar, os médicos podem monitorar, administrar e aliviar com segurança quaisquer condições existentes juntamente com o aumento dos sintomas de abstinência do álcool e fornecer um processo de abstinência mais seguro e confortável.
Também é possível que um médico controle seus sintomas de abstinência enquanto você permanece em casa. Os médicos podem prescrever medicamentos que irão aliviar seus sintomas ou desejos e dar-lhe uma chance melhor de parar totalmente e se envolver em uma recuperação segura e saudável depois disso.
A escolha depende do indivíduo e de seus objetivos. Basicamente, os centros de desintoxicação são para o controle de sintomas a curto prazo. Mas a desintoxicação sozinha não é considerada um tratamento. Seus pacientes têm uma alta taxa de recaída e sua programação pode carecer de qualquer planejamento de tratamento de longo prazo. Para uma gestão de curto prazo da abstinência de álcool e drogas, é sempre melhor ter supervisão médica e um centro de desintoxicação certamente pode providenciar isso.
Em instalações de tratamento como Hazelden Betty Ford, os pacientes recebem uma avaliação física e mental abrangente ao entrar no programa. As instalações de tratamento supervisionam o processo de retirada e prescrevem medicamentos para lidar com quaisquer problemas de saúde concomitantes. Uma vez que o processo de desintoxicação de drogas ou álcool é concluído, o paciente continua com um plano de tratamento na instalação e recebe um roteiro de longo prazo para reabilitação e recuperação.
Independentemente da escolha, se alguém está buscando abstinência contínua de drogas ou álcool, um plano de cuidados continuados é vital para o sucesso. Se você entrar em uma instalação de tratamento, os conselheiros e outros médicos podem criar isso com você.
Os programas de tratamento podem atender absolutamente todos os SUDs juntos. Os mesmos métodos de intervenção médica e planejamento de tratamento de longo prazo são eficazes para controlar quaisquer problemas de abuso de drogas ou retirada de drogas. Se vícios concomitantes estiverem envolvidos - quando um paciente é dependente de álcool e outras drogas - os programas de tratamento levarão em conta essas circunstâncias durante sua supervisão médica e planejamento de tratamento.
A abstinência de álcool e outras drogas pode ser séria. Embora muitas pessoas apresentem sintomas leves e possam confundir a abstinência com algo inofensivo, o resultado da abstinência é imprevisível e potencialmente fatal - especialmente se você tiver quaisquer complicações de saúde existentes. Envolver o seu médico ou uma instituição médica irá garantir que você esteja seguro e protegido.
Se você já tentou parar por conta própria antes, o envolvimento médico para controlar a abstinência é ainda mais importante. O vício não é sua culpa. Não se culpe. Mas tenha em mente que, se você tivesse conseguido parar sozinho, provavelmente já o teria feito. A comunidade médica está aqui para ajudar. Forneceremos a você tratamento assistido por medicação para controlar suas abstinências, um ambiente seguro para se concentrar inteiramente em parar de fumar e um plano de tratamento de longo prazo que aumenta a probabilidade de recuperação sustentada.
Você não está sozinho nisso. Juntos, vamos superar o vício.
A pandemia é uma fonte considerável de ansiedade, incerteza e isolamento para muitos. Infelizmente, está criando um ambiente que promove o uso pesado ou atípico de álcool ou outras drogas. Para aqueles que controlaram efetivamente o consumo de álcool ou outras drogas antes da pandemia, qualquer aumento no uso pode trazer consequências imprevistas: a convergência do estresse e o aumento do uso de álcool ou outras drogas podem desencadear o vício. E para aqueles que já estão em um programa de recuperação para um transtorno por uso de substância (SUD), as circunstâncias atuais podem ser bastante difíceis de controlar.
Se você ou um ente querido estiver sofrendo de abuso de álcool ou de qualquer tipo de substância, fale. Faça um loop em seus sistemas de suporte e profissionais médicos. Um médico pode ser capaz de controlar seu vício remotamente, prescrevendo medicamentos para desejos ou sintomas de abstinência. Em casos de uso pesado e abstinência grave, seu médico pode fornecer um ambiente médico para ajudar a supervisionar um processo de desintoxicação seguro e servir como defensor do planejamento de tratamento de longo prazo.
O vício não é sua culpa. Não se culpe. A esperança e a recuperação persistem apesar da pandemia. Você ainda pode desintoxicar com segurança por meio de um programa de desintoxicação médica supervisionado ou por meio de um centro de tratamento de dependência. Você não precisa gerenciar o uso de sua substância sozinho.