Clínica para Tratamento do Alcoolismo. Como tratar do Alcoolismo?

O consumo constante e excessivo de bebidas alcoólicas, interferência do álcool na vida familiar, social e profissional. Estes problemas, podem ser sintomas de alcoolismo. Quando beber torna-se uma doença e traz diversos prejuízos para vida do alcoolista e de todos que estão a sua volta.

O Alcoolismo é uma doença crônica, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool onde o indivíduo se torna tolerante aos efeitos da bebida.

A pessoa não consegue ficar sem beber por muito tempo e o organismo passa a sentir falta quando o álcool não é consumido e necessita quantias cada vez maiores. O diagnóstico do alcoolismo considera a intensidade da dependência, sendo classificadas em três níveis: Leve, Moderada e Grave.

Atualizado em 22/01/202

É importante perceber que não existe apenas um tipo de programa de psicoterapia. Na verdade, há uma ampla gama de opções possíveis para você e o terapeuta. Por exemplo, existem terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, abordagens comportamentais para adolescentes e várias terapias de grupo. Um tamanho nunca serve para todos, e os terapeutas adaptarão seus protocolos de tratamento às necessidades dos participantes do programa.

Muitas instalações de tratamento não iniciam este nível de terapia até a fase de recuperação de reabilitação. Alguns centros de desintoxicação fazem isso no momento da retirada, o que ajuda a preparar os clientes para descobertas antecipadas. Exemplos de tratamentos incluem:

• Programas de desintoxicação de vícios baseados em evidências que permitem uma abordagem personalizada para a cura
  • Reforço de sua decisão de ficar sóbrio por meio  de um programa de terapia individual
  • Lidar com problemas psicológicos e emocionais subjacentes que contribuem para a influência de uma substância em sua vida
  • Exploração de gatilhos e situações que podem apresentar desafios atuais e futuros
  • Terapia baseada em gênero que aborda suas respostas aos estressores por causa de sua composição genética

Embora você possa esperar até a reabilitação para se submeter a várias terapias, faz mais sentido começar o mais cedo possível. Fazer isso fortalece sua decisão de ficar sóbrio. Também ajuda a superar os solavancos da estrada durante a desintoxicação. Além disso, deixa você pronto para trabalhar no domínio emocional que o vício exerce sobre você.