7 verdades que nunca te contaram sobre a dependência química:

1ª – Ninguém começa a usar drogas porque está triste, sofreu alguma desilusão ou está passando por algo ruim. Normalmente as pessoas tem os primeiros contatos com as drogas para se divertir.

2ª – Normalmente os primeiros contatos de uma pessoa com as drogas se da através de seus amigos. Aquela história do traficante que poe a droga na bala não existe.

3ª – É fato que existem pessoas que usam drogas e não tem a doença dependência química. Algumas pessoas conseguem usar de vez em quando e não tem problemas com isso, o que não quer dizer que seja certo pois existem diversos riscos, mas muitas pessoas desenvolvem a doença e tem uma tragédia instalada em suas vidas.

4ª – A dependência química é uma doença e está catalogada pela Organização Mundial de Saúde. CID 10 - F19 - Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

5ª - A dependência química não tem cura mas isto não quer dizer que o paciente esteja condenado a morrer no uso de drogas.
Vamos usar um exemplo comparativo com o diabetes que também não tem cura.

O paciente não está condenado a morrer de diabetes, basta seguir a dieta, tomar os medicamentos e seguir as recomendações médicas com algumas mudanças no estilo de vida. Com dependência química é parecido.

6ª – O dependente químico não é um mal caráter, bandido, endemoniado ou qualquer outro adjetivo que as pessoas por falta de conhecimento costumam utilizar.

Vamos comparar de novo.

Exemplo: Uma pessoa que está com gripe tem sintomas próprios da gripe como coriza, febre, etc. Ninguém diz que um gripado é um mal caráter por conta do nariz escorrendo.

A dependência química também tem sintomas e claro, são muitíssimo piores que os sintomas da gripe e fazem com que as pessoas doentes cometam uma série de comportamentos indesejáveis, mas isto faz parte da doença e deve ser tratado.

7ª – O dependente químico não é culpado por sua doença mas é totalmente responsável por sua recuperação, claro, muitos a princípio não tem forças para começar o processo de tratamento e precisam de um “empurrão” por parte das pessoas que o amam.

Mas é totalmente possível que um dependente químico se recupere e seja reabilitado para seguir sua vida de forma plena. 😉

Atualizado em 24/01/2021.

Seu vício começou antes de você usar uma droga ou beber pela primeira vez. Compreender as raízes do seu vício nunca é fácil. Mas um programa de terapia individual ajuda você a ver e compreender essas origens.

Com seu terapeuta, você explora seu passado. Ao fazer isso, você aprende sobre as causas do vício. Talvez haja um histórico familiar de vício. Talvez você tenha visto o abuso de substâncias em uma idade precoce ou sofra de uma condição mental não tratada. Muitas pessoas com dependência sofreram abuso ou trauma que as levou ao abuso de substâncias.

Quaisquer que sejam as causas do seu vício, o aconselhamento individual ajuda a compreender o seu caminho pessoal para o vício. Na terapia durante a desintoxicação, você começa a descobrir essas raízes. Você aprende o que precisa para um futuro melhor. É assim que as terapias de desintoxicação abrem as portas para amanhãs mais brilhantes.