O que é dependente químico?
https://grupointerclinicas.com.br/o-que-dependente-quimicoe-capaz-de-fazer
Dialética é olhar para duas ideias contraditórias e tentar resolver seu conflito. No caso da Terapia Comportamental Dialética, as duas idéias contraditórias são aceitação e mudança.
É uma terapia baseada em evidências para pessoas com transtorno de personalidade limítrofe (TPB), embora você não precise ter diagnóstico de TPB para se beneficiar desta terapia. É uma terapia muito adequada para ser empregada em um ambiente de tratamento de dependência e tem um papel particular para pessoas com distúrbios concomitantes ou comportamento desafiador, como automutilação e transtorno da compulsão alimentar periódica.
Não estamos oferecendo DBT “puro” e abrangente no Castle Craig, porque normalmente é feito em regime ambulatorial ao longo de 1 ano ou mais. Em vez disso, ofereceremos um programa DBT adaptado que é mais adequado para um programa de internação de 6 a 18 semanas. Cobriremos 3 dos 4 módulos encontrados em um programa DBT padrão, que são: atenção plena, regulação emocional e tolerância ao estresse.
Até agora, introduzimos a atenção plena baseada na DBT na forma de um grupo semanal, e isso equipa os pacientes com as habilidades básicas na prática da atenção plena. Os pacientes podem então ser encaminhados deste grupo para um grupo de habilidades de DBT estendido, este será um grupo menor para aqueles que são adequados para este tipo de terapia. Este grupo terá início em julho.
Carolina Czepil, psicóloga conselheira da Castle Craig explica: “DBT é psicoeducacional e também sobre desenvolvimento de habilidades. Mindfulness é conhecido por ser muito benéfico para qualquer transtorno de saúde mental, então temos mantido grupos experienciais de mindfulness por muitos anos e isso está mudando para o grupo de mindfulness informado DBT, que é psicoeducacional e experiencial. DBT é diferente de outros tratamentos porque ensina habilidades e o terapeuta DBT realmente tem um papel de ensino, especialmente em termos de como regular as emoções. ”
Carolina Czepil recebeu treinamento adicional e está ajudando a liderar o envolvimento da DBT em nosso programa ao lado da coordenadora de tratamento, Dra. Glynis Read, PhD. Metade dos terapeutas do Castle Craig receberam treinamento básico em DBT da Association of Psychological Therapies (APT), e há planos para estender esse treinamento a todos os terapeutas do Castle Craig no final do ano.
Carolina explica ainda: “Alguns elementos do DBT sempre foram abordados em outros grupos que oferecemos no Castle Craig. Em particular, nosso programa de cuidado estendido sempre focou nas habilidades que poderíamos dar aos pacientes a fim de regular suas emoções. Este conceito de regulação emocional existe há muitos anos, mas não o abordamos explicitamente até agora - com um conjunto de habilidades que tinha uma base de evidências e uma base teórica. ”
Glynis Read, Coordenadora de Tratamento explica: “Olhando para o futuro, pode haver um papel cada vez maior para a DBT. Depende do número de pacientes que necessitam deste tratamento. Ainda é uma terapia que funciona melhor para pessoas com diagnóstico de TPB, ou para aqueles que estão emocionalmente desregulados - pessoas com habilidades sociais deficientes. Isso abrange uma ampla gama de pessoas, mas temos que ser prudentes para garantir que mantemos nosso foco no vício. Estamos tentando adaptar o modelo de grupo DBT para o que precisamos, mas também para o nosso ambiente e com base em quanto tempo os pacientes estão em tratamento conosco. ”
Por Grupo Inter Clinicas - Atualizado em 13/08/2021.