Intervenções com drogas e álcool: quem precisa deles?

Para muitos, convencer um ente querido a entrar em um tratamento de abuso de substâncias não é uma tarefa fácil. Se você está lendo isto e está se perguntando se seu ente querido precisa de uma intervenção com drogas e álcool, é provável que ele ou ela sim.

As intervenções com drogas e álcool costumam ser o último esforço de entes queridos para colocar um viciado em tratamento de drogas e álcool. Normalmente, fica óbvio que o abuso de substâncias do viciado está afetando não apenas a si mesmo, mas também as pessoas ao seu redor. Eles podem apresentar baixo desempenho no trabalho ou na escola e também podem estar se esquivando de outras responsabilidades. Muitos adictos que precisam de intervenções também podem estar com problemas financeiros ou jurídicos.

Metas

O primeiro objetivo de uma intervenção é fazer um adicto perceber o que seu uso de drogas ou álcool está fazendo a si mesmo e a todos ao seu redor. Outro objetivo é fazer com que o viciado pare de seu comportamento autodestrutivo.

Um dos objetivos mais importantes e óbvios de uma intervenção com drogas e álcool, entretanto, é fazer com que o viciado pare de beber e usar drogas. Isso pode ser difícil e geralmente requer que os entes queridos convençam o viciado a entrar em um programa de tratamento contra a dependência. Se um adicto se recusar a fazê-lo, os entes queridos devem estar preparados para pôr fim a seu comportamento habilitador e parar de apoiar inadvertidamente o uso de álcool e drogas.

Primeiros passos

Uma intervenção de abuso de álcool e drogas é um processo complexo composto de várias etapas importantes. As primeiras etapas de uma intervenção são normalmente as etapas de planejamento:

  1. Reúna-se com um intervencionista profissional. Esses especialistas são treinados para compreender e lidar com vícios, bem como planejar e encenar intervenções.
  2. Decida quem irá comparecer - bem como onde e quando a intervenção ocorrerá. Durante a fase de planejamento de uma intervenção, você deve decidir quem participará dela, bem como quando e onde será realizada.
  3. Planeje o que você vai dizer. Muitas pessoas acham útil escrever o que gostariam de dizer durante uma intervenção e simplesmente ler quando chegar a hora. Alguns ensaios também devem ajudar na preparação antes da intervenção real.

 

Por Grupo Inter Clinicas - Atualizado em 13/08/2021.