São Paulo Capital. Centro de reabilitação voluntária e involuntária.
https://grupointerclinicas.com.br/sao-paulo-capital-centro-de-recuperacao-voluntaria-involuntaria
A vida moderna é estressante e é fácil perder a perspectiva das coisas que importam. Como o seu 'eu'. Trabalhamos mais horas, almoçamos em qualquer lugar, em nossas mesas, bebemos cafeína para um impulso e vamos à academia para 'relaxar'. Ligamos a TV assim que chegamos em casa, viajamos em transportes públicos lotados e estamos à mercê do nosso computador e do telefone durante todo o dia.
Sintomas de estresse e esgotamento
Você já acordou com a mandíbula cerrada, percebeu que seus ombros estão tensos enquanto está sentado à mesa ou voltou para casa do trabalho com dor no pescoço e dor de cabeça inexplicável? Você já se sentiu nervoso ou irritado sem motivo específico, ou ficou deitado na cama, sem conseguir dormir com o cérebro acelerado e cheio de pensamentos? Já se sentiu esgotado, experimentando emoções de desespero e depressão. Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais o estresse e o esgotamento afetam nosso corpo.
Minha experiência de meditação mindfulness
Me deparei com a palavra Atenção Plena alguns meses atrás. É uma atitude que se concentra no 'aqui e agora' prestando atenção ao seu 'eu' no momento presente. Pode ser incorporado à sua rotina diária trazendo mudanças positivas na forma como você vive sua vida. Ele até mostrou benefícios fisiológicos para o cérebro.
Então, o que isso envolve? O que você realmente faz? Como um novato em qualquer forma de meditação, aproveitei a chance de realmente experimentar uma sessão de meditação Mindfulness com Anne Twohig dos Programas de Ananda , Irlanda, na recente Conferência NEAR, Dublin.
Não sou madrugador e a sessão de meditação "madrugador" das 8h foi um pouco difícil, apertando um chá e um croissant no café da manhã e correndo para a sala de conferências para chegar na hora certa. Eu já estava um pouco estressado. Anne Twohig parecia acordada, revigorada e calma - a propaganda perfeita para Mindfulness. 'Bom dia e bem-vindos' ela nos cumprimentou calmamente. Nós nos acomodamos em nossos assentos e fechamos nossos olhos.
A voz suave de Anne tomou conta de nós, induzindo uma aura de calma e relaxamento. Seus suaves tons irlandeses rapidamente derreteram qualquer tensão ou pensamentos externos.
Anne começou pedindo que nos concentrássemos em nossa respiração. Inspire e expire profundamente e concentre-se no momento em que a inspiração se transforma em expiração.
“Agora” concentre-se nos seus pés ”.. como é que eles se sentem”. A temperatura ”a sensação do solo” o espaço ao redor de seus pés ”.”
Minha mente tentou vagar, mas eu a coloquei de volta no lugar e me concentrei. Um relaxamento intenso começou a me preencher. Fiquei um pouco tonto e me senti muito em paz.
“Traga a sua consciência até as pernas, fique atento à posição das pernas, ao espaço ao redor delas”. Continuamos esse método pelas costas, ombros e braços, nuca e, finalmente, mãos. No momento em que alcançamos nossas mãos, eu tinha realmente relaxado, sim, minha mente vagava de vez em quando, mas com a gentil sugestão de Anne minha mente estava focada em mim mesma. Descobri que a paz estava dentro do meu corpo, uma 'consciência' do meu ser. E é isso que eles dizem - atenção plena é uma forma de 'entrar no corpo' por meio da mente. E, ao contrário de um estado de transe profundo alcançado por monges budistas, que é notoriamente difícil de alcançar (pode levar décadas para atingir esse estado de 'Zen'), descobri que a meditação por meio da Atenção Plena acontecia de maneira muito natural.
Anne nos trouxe de volta lentamente ao 'mundo real' com uma série de badaladas em um pequeno sino. Quando o último carrilhão cessou, abrimos os olhos. Todos pareciam tão relaxados, e o cansaço que nos dominava antes havia sumido. Quando olhei para o relógio não pude acreditar - já se passaram 40 minutos! Pareciam apenas 20.
Atenção plena para a vida
Mindfulness é um ótimo começo de dia e pode ser incorporado ao sentar, caminhar e até mesmo praticado em uma mesa ou durante o intervalo de almoço. É algo em que todos devemos pensar em nossas vidas agitadas e modernas, nos conectando com nosso 'eu', desacelerando, mudando nosso foco do externo para o interno e vivendo com Consciência.
Última página revisada e clinicamente verificada | 4 de agosto de 2021
Postado em Terapia Tagged meditação
Grupo Inter Clinicas - Publicado em 23/09/2021.